Observe a fotografia abaixo.
A fotografia demonstra uma importante característica do governo Vargas, revelada na(o)
influência estatal nas organizações populares e sindicais brasileiras.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Os jornais da manhã noticiavam em grandes manchetes o atentado. Os estudantes haviam entrado em uma greve de “protesto contra o banditismo. Nossa alma está coberta de opróbrio. Uma cova se abriu e o povo não esquecerá”. A repercussão do atentado no Congresso fora enorme. As galerias da Câmara dos Deputados e do Senado estavam lotadas quando foram abertos os trabalhos nas duas casas do Legislativo. Conforme os congressistas da oposição, “corria sangue nas ruas da capital e não havia mais tranquilidade nos lares”. Representantes de todos os partidos políticos haviam feito discursos condenando o atentado. O deputado Armando Falcão apresentara um projeto de amparo à viúva do major Vaz. Respondendo às afirmativas de Lacerda, publicadas nos jornais, de que as “fontes do crime estão no Palácio do Catete, Lutero Vargas é um dos mandantes do crime”, o líder do governo na Câmara, deputado Gustavo Capanema, ocupara a tribuna para classificar de infundadas as acusações ao filho do presidente da República. A multidão que ocupava as galerias vaiara Capanema estrepitosamente.
FONSECA, R. Agosto. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
A composição do fragmento se caracteriza por uma sucessão de frases curtas que contribuem para
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera, próximo à superfície do planeta, o aquecimento global, decorre da intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a temperatura planetária dentro de níveis adequados à existência da vida. Sabe-se que as alterações nas concentrações de CO2 contribuem significativamente para o aquecimento do planeta.
Com base nos conhecimentos relacionados ao CO2 atmosférico e à sua disponibilização por meio do ciclo de carbono, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A ação de micro-organismos saprófitos devolve ao ambiente grande parte do carbono aprisionado nas moléculas orgânicas.
( ) A queima, pelo homem, de hidrocarbonetos retirados do fundo oceânico causa sensíveis elevações na concentração de CO2 atmosférico.
( ) Grande parte das substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais é degradada e liberada sob a forma de CO2 atmosférico durante a fotossíntese.
( ) As substâncias orgânicas incorporadas pelas células dos animais herbívoros são degradadas na respiração, sendo o CO2 liberado nesse processo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo, é a:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos.
NICOLAU, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à Idade Moderna.
São Paulo: Globo, 2005 (adaptado).
Referente à constituição da sociedade civil, considere, respectivamente, o correto posicionamento de Aristóteles e Hobbes:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe o gráfico.
Indústria e agricultura – % de participação no PIB (1950-1965)
O Plano de Metas foi um programa de industrialização e modernização do país implementado no governo de Juscelino Kubitschek. A política desenvolvimentista dos anos 1950 em que se inseriu demonstra a
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIT) Para determinar experimentalmente o calor específico do gás hélio, foram colocados 8,0g desse gás, de massa molar igual a 4,0g, em um recipiente cilíndrico, com a área da seção transversal igual a 4,0.10-2 m², munido de um êmbolo em equilíbrio a uma altura de 8,3.10-1 m do fundo do recipiente. Fornecendo-se ao gás uma quantidade de calor igual a 3,0.10² cal, o êmbolo se deslocou lentamente, em um processo isobárico, até atingir uma nova posição de equilíbrio.
Desprezando-se o atito do êmbolo com as paredes do recipiente e sabendo-se que o peso total do êmbolo com o objeto colocado sobre ele é de 80,0 kgf, a constante universal dos gases perfeitos, 8,3 J/mol.K, a pressão atmosférica local, 1,0.105 Pa, o módulo da aceleração da gravidade local, 10 m/s², e que a temperatura final do sistema é igual a 270K, é correto afirmar que o calor específico do gás hélio à pressão constante é igual, em cal/g℃, a