No período “Mas os alunos da Escola Mundial tornaram-se galinhas dos ovos de ouro”, a expressão em destaque significa que os atores mirins da novela são
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Poeminha do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
QUINTANA, M. Poesia Completa de Mário Quintana, Editora Nova Aguilar, 2005.
Por ser múltipla e apresentar possibilidades de inovação, de acordo com a intenção do emissor, a linguagem pode ser construída de formas diferentes. Nesse poema, o eu-lírico
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Conhece o vocábulo escardinchar? Qual o feminino de cupim? Qual o antônimo de póstumo? Como se chama o natural do Cairo?
O leitor que responder “não sei” a todas estas perguntas não passará provavelmente em nenhuma prova de Português de nenhum concurso oficial. Aliás, se isso pode servir de algum consolo à sua ignorância, receberá um abraço de felicitações deste modesto cronista, seu semelhante e seu irmão. [...]
BRAGA, Rubem. Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim. In: ______. Ai de ti, Copacabana.
No excerto da crônica, a função da linguagem que predomina é a metalinguística, pois o foco recai, principalmente, sobre o
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UCS) Alfredo Moser, um mecânico mineiro, desenvolveu um sistema de iluminação baseado em garrafas pet de dois litros preenchidas com uma solução de água e cloro. Capaz de iluminar ambientes fechados durante o dia, a lâmpada de Moser já é usada em diversos países. Sua instalação exige que ela seja adaptada no teto de forma que metade do seu corpo fique para fora da casa e metade para dentro. A intenção é que a luz do sol incida na parte da garrafa que fica acima do telhado e seja desviada pelo líquido dentro da garrafa para o interior da residência.
Uma ideia simples e eficiente que está baseada na propriedade da luz conhecida como
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(FUVEST 2011 1° FASE) Leia o seguinte texto:
Era o que ele estudava. “A estrutura, quer dizer, a estrutura” – ele repetia e abria as mãos branquíssimas ao esboçar o gesto redondo. Eu ficava olhando seu gesto impreciso porque uma bolha de sabão é mesmo imprecisa, nem sólida nem líquida, nem realidade nem sonho. Película e oco. “A estrutura da bolha de sabão, compreende?” Não compreendia. Não tinha importância. Importante era o quintal da minha meninice com seus verdes canudos de mamoeiro, quando cortava os mais tenros que sopravam as bolas maiores, mais perfeitas.
Lygia Fagundes Telles, A estrutura da bolha de sabão, 1973.
A “estrutura” da bolha de sabão é consequência das propriedades físicas e químicas dos seus componentes. As cores observadas nas bolhas resultam da interferência que ocorre entre os raios luminosos refletidos em suas superfícies interna e externa.
Considere as afirmações abaixo sobre o início do conto de Lygia Fagundes Telles e sobre a bolha de sabão:
I. O excerto recorre, logo em suas primeiras linhas, a um procedimento de coesão textual em que pronomes pessoais são utilizados antes da apresentação de seus referentes, gerando expectativa na leitura.
II. Os principais fatores que permitem a existência da bolha são a força de tensão superficial do líquido e a presença do sabão, que reage com as impurezas da água, formando a sua película visível.
III. A ótica geométrica pode explicar o aparecimento de cores na bolha de sabão, já que esse fenômeno não é consequência da natureza ondulatória da luz.
Está correto apenas o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.11 Gráfico e Infográfico
Texto base:
Enunciado:
O tema do infográfico pode ser definido como