Leia a charge a seguir e responda às questões
o desfecho da charge transmite-nos o sentimento da população em relação aos políticos que é causado por :
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 4.2 Equação
A professora Antonieta pediu que seus alunos resolvessem no caderno a seguinte equação de 1º grau:
3x + 105 = 5x - 23
Pâmella terminou o exercício rapidamente. Se Pâmella acertou a resolução da equação de 1º grau, ela encontrou
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
12. Texto base: Lee el fragmento de texto a seguir. EL ESPAÑOL HABLADO EN AMÉRICA REGIONALISMOS: el español varía según la región donde se vive. Así en algunas ocasiones parece que se necesita de un traductor para entenderlo, aún hablando el mismo idioma, por ejemplo: En México se dice autobús; en cuba guagua; en Argentina ómnibus y en Chile Bús. En Colombia te pueden preguntar ¿Te provoca un tinto? Y lo que te están preguntando ¿Quieres tomar una taza de café?
En algunos lugares se aspira la letra “s”, por lo que en lugar de decir ¿Qué es esto?, se dice ¿Qué ejejto? Disponible en:<http://www.institutowashington.com/biblioteca-virtual/espanol/97-la-diversidad-del-espanol> Acceso el: 16 oct. 2015. (Fragmento).
Enunciado:
De acuerdo al texto leído, el español hablado en América
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
A autora fala que o assunto de seu texto é um “alerta” e “acende uma luz amarela” porque
- História | 4. Patrimônio Cultural
Leia o texto a seguir e responda a questão.
O historiador francês Marc Bloch (1886-1944), fuzilado pelos nazistas num campo de concentração, foi um dos principais renovadores dos estudos históricos no século XX. Na obra Introdução à História, escrita no cárcere, ele afirma o seguinte: “[...] o erudito que não tem o gosto de olhar à sua volta, nem os homens, nem as coisas, nem os acontecimentos, ele merecerá talvez, como dizia o historiador belga Henri Pirenne, o nome de um utensílio de antiquário. Renunciará tranquilamente a ser historiador.” Em outra passagem, ressalta: “É quase infinita a diversidade das fontes. Tudo quanto os seres humanos dizem ou escrevem, tudo quanto fabricam, tudo em que tocam, podem e devem informar a seu respeito.”
(BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa: Europa-América, 1997, p. 101 e 114 (Adaptação).)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a produção do conhecimento histórico, considere as afirmativas a seguir.
I. A própria condição em que a passagem foi escrita é importante, tendo em vista que a obra de Bloch foi produzida no cárcere.
II. Para além do passado, o objeto de investigação do historiador é o tempo, articulando suas diferentes durações.
III. Ao produzir conhecimento sobre o passado, o historiador o realiza também de forma subjetiva e, portanto, partindo de seu repertório cultural.
IV. Como profissional, o historiador deve focar seu olhar sobre o passado, evitando indagações e partindo do momento presente.
Assinale a alternativa correta.
- Ciências - Fundamental | 03.2. A adolescência
As fases da vida são uma parte natural do ciclo de desenvolvimento humano, representando diferentes períodos de idade e estágios de crescimento e mudanças físicas, mentais e emocionais. Desde a infância, passando pela adolescência, fase adulta e chegando à velhice, cada fase tem suas características e desafios únicos. Durante essas diferentes fases, os seres humanos experimentam diversas transformações em seu corpo, mente e vida social, afetando suas habilidades, responsabilidades, direitos e deveres.
Em qual fase da vida os seres humanos geralmente adquirem habilidades acadêmicas e sociais para se prepararem para a vida adulta?