Leia o texto a seguir para responder.
Leia o trecho a seguir.
“O adolescente foi apresentado aos problemas teoricamente insolúveis na Universidade de Dresden, e decidiu tentar resolvê- los por “inocência estudantil”.
O pronome oblíquo destacado no trecho refere-se
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
E SE...
... a água potável acabar?
As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. 1Mas não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no País, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.
A vida nas metrópoles será mais difícil. Só a grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. A água que abastece a região virá de Santos, uma das grandes cidades do litoral que passarão a investir em dessalinização. O problema é que, para obter 1 litro de água dessalinizada, são necessários 4 litros de água do mar, a um custo de até US$ 0,90 o m2, 2segundo a International Desalination Association. Só São Paulo gastaria quase RS 140 milhões em dessalinização por mês, Como resultado, a água custaria muito mais do que os R$ 3 por m3 de hoje.
Mas há quem não concorde com esse cenário caótico. 3“Á água só acaba se você acabar com o ciclo dela”, diz Antônio Felix Domingues, da Agência Nacional de Águas. [...]
Rafael Soeiro. In Revista Superinteressante. São Paulo. Abril. Edição 305, junho/2012, p. 42.
O termo “se”, usado nos fragmentos abaixo, não estabelece declaração de condicionante em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Texto para a questão. No dicionário, a palavra cara apresenta os seguintes significados: • substantivo feminino 1 face, rosto 2 fisionomia, semblante
Ex.: cara triste 3 configuração exterior de alguém ou de algo; aparência, aspecto
Ex.: o guisado está com boa cara. • substantivo masculino 4 indivíduo qualquer; sujeito, pessoa
Ex.: e aí, cara, como vai? Dicionário eletrônico Houaiss.
Marque a alternativa em que a palavra cara está sendo utilizada no mesmo sentido que no significado número 3 do verbete.
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(UFJF)
De acordo com a representação morfológica, a área em destaque é
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Uma marca de brinquedos lançou a coleção Beatles Yellow Submarine, uma homenagem aos 50 anos da psicodélica música dos Beatles, que deu origem a uma animação dois anos depois. As ilustrações dos integrantes da banda inglesa foram estampadas na lataria de carrinhos, bem como os motivos gráficos que consagraram a faixa de 1966 – seguida do filme e trilha sonora com mesmo nome. A série especial é composta por seis modelos, mais a réplica do submarino amarelo. Até a embalagem traz os desenhos do clipe. Cada um dos seis carros tem preço sugerido de R$ 19,99, e o Yellow Submarine (linha básica), R$ 9,99.
CAVALCANTE, Ulisses. Marca de brinquedos faz homenagem aos 50 anos do Yellow Submarine.
Os textos podem possuir finalidades bem definidas para atingir um determinado público-alvo. No exemplo anterior, a reportagem sobre uma nova linha de coleção de brinquedos faz uso de um tipo textual, em sua maior parte, marcadamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Para responder a questão , leia a seguir o primeiro capítulo do livro A terra dos meninos pelados, do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam: - Ó pelado! Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se assinar a carvão, nas paredes: Dr. Raimundo Pelado. Era de bom gênio e não se zangava; mas os garotos dos arredores fugiam ao vê-lo, escondiam-se por detrás das árvores da rua, mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os cabelos dele. Raimundo entristecia e fechava o olho direito. Quando o aperreavam demais, aborrecia-se, fechava o olho esquerdo. E a cara fica toda escura. Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul. RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados. Rio de Janeiro: Record, 1986. p 7- 8.
Enunciado:
A) Identifique o sentido para o adjetivo só, em destaque no fragmento. Escreva-o no quadro a seguir.
B) Se alterássemos a colocação do termo na frase para a seguinte forma:
“(...) Raimundo Pelado só falava...”, alteraria o sentido da frase? Por quê?
C) Ao trocar o termo de lugar, conforme a frase no item b, a palavra só recebe outra classificação gramatical. Identifique-a e escreva-a no quadro a seguir.