O gráfico a seguir mostra a distribuição dos recursos hídricos por região no Brasil.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf>. Acesso em: 14 out. 2013.
A) Explique a importância do saneamento básico na região Sudeste.
B) Explique a importância da transposição do rio São Francisco no Nordeste.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 2.2 Movimentação, Mapas e Caminhos Orientados
Interprete o mapa a seguir e responda a questão
O mapa representa os países com acesso à Internet da forma mais barata do mundo, quanto é o custo médio mensal (em dólares) e sua respectiva velocidade. O Brasil não aparece no mapa, mas quem utiliza os provedores nacionais poderá ver o quanto pagamos caro pelas nossas conexões.
Disponível em: <http://ruixcp.blogspot.com.br/2010/09/quem-tem-internet-mais-rapida-e-mais.html>. Acesso em: 17 out. 2013.
Leia a informação a seguir e compare-a com os dados do gráfico para responder a questão.
A média da velocidade da Internet no Brasil cresceu 11%, para 2 megabits por segundo (Mbps) no trimestre entre abril e junho de 2013, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pela empresa de Internet Akamai. O resultado coloca o Brasil na 80ª posição na lista de países analisados.
Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/velocidade-media-da-internet-cresce-11-no-brasil-afirma-pesquisa.html (adaptado). Acesso em: 11 out. 2013.
Responda:
- A) Qual a diferença da velocidade no Brasil em relação à velocidade da Holanda?
- B) Qual a diferença da velocidade no Brasil em relação à velocidade da Suécia?
- C) Faça uma comparação entre a velocidade brasileira e a velocidade japonesa e escreva o que você concluiu.
- Geografia | 8. Regionalização
Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região.
Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos. A descrição refere-se:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Três teses sobre o avanço da febre amarela
Como a febre amarela rompeu os limites da Floresta Amazônica e alcançou o Sudeste, atingindo
os grandes centros urbanos? A partir do ano passado, o número de casos da doença alcançou
níveis sem precedentes nos últimos cinquenta anos. Desde o início de 2017, foram confirmados
779 casos, 262 deles resultando em mortes. Trata-se do maior surto da forma silvestre da doença
[5] já registrado no país. Outros 435 registros ainda estão sob investigação.
Como tudo começou? Os navios portugueses vindos da África nos séculos XVII e XVIII não
trouxeram ao Brasil somente escravos e mercadorias. Dois inimigos silenciosos vieram junto: o
vírus da febre amarela e o mosquito Aedes aegypti. A consequência foi uma série de surtos de
febre amarela urbana no Brasil, com milhares de mortos. Por volta de 1940, a febre amarela urbana
[10] foi erradicada. Mas o vírus migrou, pelo trânsito de pessoas infectadas, para zonas de floresta na
região Amazônica. No início dos anos 2000, a febre amarela ressurgiu em áreas da Mata Atlântica.
Três teses tentam explicar o fenômeno.
Segundo o professor Aloísio Falqueto, da Universidade Federal do Espírito Santo, “uma pessoa
pegou o vírus na Amazônia e entrou na Mata Atlântica depois, possivelmente na altura de Montes
[15] Claros, em Minas Gerais, onde surgiram casos de macacos e pessoas infectadas”. O vírus teria
se espalhado porque os primatas da mata eram vulneráveis: como o vírus desaparece da região
na década de 1940, não desenvolveram anticorpos. Logo os macacos passaram a ser mortos por
seres humanos que temem contrair a doença. O massacre desses bichos, porém, é um “tiro no
pé”, o que faz crescer a chance de contaminação de pessoas. Sem primatas para picar na copa das
[20] árvores, os mosquitos procuram sangue humano.
De acordo com o pesquisador Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz, os mosquitos
transmissores da doença se deslocaram do Norte para o Sudeste, voando ao longo de rios e
corredores de mata. Estima-se que um mosquito seja capaz de voar 3 km por dia. Tanto o homem
quanto o macaco, quando picados, só carregam o vírus da febre amarela por cerca de três dias.
[25] Depois disso, o organismo produz anticorpos. Em cerca de dez dias, primatas e humanos ou
morrem ou se curam, tornando-se imunes à doença.
Para o infectologista Eduardo Massad, professor da Universidade de São Paulo, o rompimento
da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em 2015, teve papel relevante na disseminação
acelerada da doença no Sudeste. A destruição do habitat natural de diferentes espécies teria
[30] reduzido significativamente os predadores naturais dos mosquitos. A tragédia ambiental ainda
teria afetado o sistema imunológico dos macacos, tornando-os mais suscetíveis ao vírus.
Por que é importante determinar a “viagem” do vírus? Basicamente, para orientar as campanhas
de vacinação. Em 2014, Eduardo Massad elaborou um plano de imunização depois que 11
pessoas morreram vítimas de febre amarela em Botucatu (SP): “Eu fiz cálculos matemáticos
[35] para determinar qual seria a proporção da população nas áreas não vacinadas que deveria ser
imunizada, considerando os riscos de efeitos adversos da vacina. Infelizmente, a Secretaria de
Saúde não adotou essa estratégia. Os casos acontecem exatamente nas áreas onde eu havia
recomendado a vacinação. A Secretaria está correndo atrás do prejuízo”. Desde julho de 2017,
mais de 100 pessoas foram contaminadas em São Paulo e mais de 40 morreram.
[40] O Ministério da Saúde afirmou em nota que, desde 2016, os estados e municípios vêm sendo
orientados para a necessidade de intensificar as medidas de prevenção. A orientação é que
pessoas em áreas de risco se vacinem.
NATHALIA PASSARINHO
Adaptado de bbc.com, 06/02/2018.
No sexto parágrafo, a interlocução com o leitor é explicitamente marcada pelo emprego de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A tirinha é um tipo de texto humorístico publicado com regularidade. São parecidas com as histórias em quadrinhos (HQ’s), mas bem mais curtas. Leia um exemplo do gênero a a seguir.
Bill Watterson. Calvin & Haroldo. Disponível em: http://4portasnamesa.blogspot.com/2008/06/calvin-e-haroldo.html. Acesso: 20 jul. 2019.
A expressão facial do menino Calvin no primeiro quadrinho da tira demonstra
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UEFS) Afigura a seguir ilustra os tipos de heranças que estão associadas ao par sexual do sistema XY de determinação do sexo.
Com base na análise da figura e utilizando-se do conhecimento a respeito da herança dos heterocromossomos, é possível afirmar: