Leia o poema:
Poética II
Com as lágrimas do tempo
E a cal do meu dia
Eu fiz o cimento
Da minha poesia.
E na perspectiva
Da vida futura
Ergui em carne viva
Sua arquitetura.
Não sei bem se é casa
Se é torre ou se é templo:
(Um templo sem Deus.)
Mas é grande e clara
Pertence ao seu tempo
—Entrai, irmãos meus!
MORAES, Vinicius de. Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Para o eu lírico, a base sólida de sua poesia resultou:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“Os índios das missões podiam trabalhar em suas próprias roças durante um mês, contando que prestassem serviços no mês seguinte aos senhores (missionários ou colonos) ou quando necessário. Todos os indígenas, entre 15 e 50 anos de idade, deveriam prestar esses serviços, executados de forma exaustiva e sem respeito a horário de trabalho, podendo também ser castigados fisicamente. Muitos aldeamentos indígenas estabeleceram-se próximo às vilas e povoados de portugueses, facilitando assim a catequese. A servidão era a maneira de extrair o máximo do índio e ‘civilizá-lo’, pelo trabalho, disciplina, respeito e aceitação dos valores culturais dos colonizadores
BOTELHO, Ângela Viana; REIS, Liana Maria. Dicionário Histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: O Autor, 2001.p. 69
a) De acordo com as informações do texto, pode-se afirmar que os jesuítas eram protetores dos índios? Justifique sua resposta com argumentos do texto.
b) Como os jesuítas justificavam a servidão indígena?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Texto I
Texto II
Muitos poemas de Drummond funcionam como denúncia da opressão que marcou o período da Segunda Grande Guerra. A temática social, resultante de uma visão dolorosa e penetrante da realidade, predomina em Sentimento do mundo (1940) e A rosa do povo (1945), obras que não fogem a uma tendência observável em todo o mundo, na época: a literatura comprometida com a denúncia da ascensão do nazifascismo.
A consciência do tenso momento histórico produz a indagação filosófica sobre o sentido da vida, pergunta para a qual o poeta só encontra uma resposta pessimista.
Disponível em: <http://www.culturabrasil.pro.br/cda.htm>. Acesso em: 18 out. 2015.
Os contextos histórico, político, social e cultural refletem-se nas obras literárias. Diante disso, o verso do texto I que exemplifica a reflexão filosófica sobre o sentido da vida, referida no texto II, é:
- Matemática - Fundamental | 09. Divisão
Álvaro deseja comprar biscoitos para seus quatro cães. Ele quer comprar o suficiente para dar três biscoitos a cada um, sem sobrar nada. Leia as informações nas embalagens destes biscoitos.
Álvaro deverá escolher a marca
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Substantivos
O verbete a seguir apresenta o significado da palavra “felicidade”.
Leia-o para responder à questão proposta.
Qual é a função do verbete de dicionário?
- Biologia | 09. Botânica
Muitos experimentos demonstram o efeito que a luz exerce sobre certos processos realizados pelas plantas. Um deles é apresentado a seguir.
Três lotes de coleóptiles foram submetidos à iluminação unilateral e preparados da seguinte maneira:
I. inteiros, com os ápices descobertos;
II. inteiros, com os ápices cobertos por papel opaco;
III. sem os ápices.
Espera-se que ocorra fototropismo: