É bastante difundida a ideia de que o berço da democracia foi a cidade de Atenas, da Antiga Grécia, onde os cidadãos alcançaram possibilidades de participar das discussões das questões públicas. Sabe-se, contudo, que havia exceções e graves problemas sociais, políticos e econômicos. Caracteriza uma dessas exceções:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a imagem a seguir, que representa a comparação entre os calendários hebreu, cristão e muçulmano.
Disponível em: BRAICK, Patrícia Ramos. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p.22.
Explique por que o calendário adotado no Ocidente é chamado de calendário cristão.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNICENTRO) A colchicina, o alcaloide ativo do narciso-de-outono (Colchicumautomnalle), é um dos mais antigos medicamentos conhecidos.No ano de 1763, o médico Anton Sturck introduziu-a na terapêutica médica. Por anos, a gota foi tratada com colchicina,até que se encontram outras utilizações para o alcaloide, tais como as análises citogenéticas. Sobre o modo de ação da colchicina em células em divisão, pode-se afirmar que esse alcaloide:
- Matemática | 1.03 Frações
(FUVEST 2016 1° FASE) A igualdade correta para quaisquer a e b, números reais maiores do que zero, é
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) S.O.S. Português
Por que os pronomes oblíquos têm esse nome e quais as regras para utilizá-los?
As expressões “pronome oblíquo” e “pronome reto” são oriundas do latim (casus obliquus e casus rectus). Elas eram usadas para classificar as palavras de acordo com a função sintática. Quando estavam como sujeito, pertenciam ao caso reto. Se exerciam outra função (exceto a de vocativo), eram relacionadas ao caso oblíquo, pois um dos sentidos da palavra oblíquo é “não é direito ou reto”. Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós e eles) são os pessoais do caso reto; e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e convosco) são os do caso oblíquo.
NOVA ESCOLA. Coluna “Na dúvida”, dez. 2008, p. 20.
Na descrição dos pronomes, estão implícitas regras de utilização adequadas para situações que exigem linguagem formal. A estrutura que está de acordo com as regras apresentadas no texto é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
FONTES ALTERNATIVAS
Há um novo impulso para produzir combustível a partir de gordura animal. Em abril, a High Plains Bioenergy inaugurou uma biorrefinaria próxima a uma fábrica de processamento de carne suína em Guymon, Oklahoma. A refinaria converte a gordura do corpo, juntamente com o óleo vegetal, em biodiesel. A expectativa da fábrica é transformar 14 milhões de quilogramas de banha em 112 milhões de litros de biodiesel.
Revista Scientific American, Brasil, ago. 2009 (adaptado).
Considere que haja uma proporção direta entre a massa de banha transformada e o volume de biodiesel produzido.
Para produzir 48 milhões de litros de biodiesel, a massa de banha necessária, em quilogramas, será de, aproximadamente: