Hoje é aniversário de Juliana. Seus pais a acordaram bem cedinho, entregaram um pacote para ela e disseram: ___ Feche os olhos, e adivinhe o que está dentro do pacote. Pode abrir o pacote, mas não vale olhar... Juliana apalpou o embrulho e apertou-o bem. Depois, abriu o pacote e cheirou o que estava dentro, passou a mão no objeto e disse: ___ É bem fofinho e macio. Tem um cheiro bom. Parece que é de veludo. Oba! Ganhei um...
Enunciado:
a) Identifique o (escreva o nome do) objeto que pode ser o presente da Juliana.
b) Explique quais sentidos entraram em ação para que Juliana adivinhasse o presente.
Questões relacionadas
- Matemática | 17. Números Complexos
(UECE) No sistema de coordenadas cartesianas usual com origem no ponto O, considere os números complexos, na forma trigonométrica, dados por z = 2(cos60º + isen60º) e w = 2(cos 30º + isen30º). Os pontos do plano que representam estes números e a origem O são vértices de um triângulo cuja medida da área é:
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Enunciado:
Rugendas
Rugendas foi um pintor alemão, nasceu em 29 de março de 1802 na cidade de Augsburg. Veio para o Brasil em 1821, na expedição do barão de Langsdorff.
Na expedição viajou como desenhista documentarista. Viaja para Minas Gerais, em 1824, e registra manifestações populares, paisagens e o trabalho dos escravos; um quadro que chama atenção neste momento é uma pintura que descreve a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Após abandonar a expedição, viaja pelo interior do Brasil, passa por Mato Grosso, Bahia,Espírito Santo e novamente no Rio de Janeiro. De volta a Europa, publica o livro “Voyage Pittoresque dans de Brésil”, em português “Viagem Pitoresca ao Brasil”, em 1834.
O livro reúne os registros do pintor num país tropical, verde, intenso e onde predomina um povo mestiço e afrodescendente. São experiências num país expressas em desenhos, esboços, aquarelas e gravuras com textos paralelos.
O artista tinha a habilidade de rápido esboços que eram melhor elaborados posteriormente. O artista tinha como recurso a sua experiência de vida, referência visual literária e técnicas artísticas.
Nos anos de 1831 a 1833, vive no México, depois muda-se para o Chile, onde vive doze anos, neste meio tempo visita a Argentina, Peru e Bolívia. Em 1845, volta ao Rio de Janeiro e desenha o retrato de D.Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina e do Príncipe D. Afonso.
Em 1846, retorna à Europa e por motivos financeiros vende a sua coleção de desenhos ao Rei Ludwing I, da Baviera. Hoje, suas obras tem importância documental, sendo uma espécie de “reportagem” visual do Brasil no século XIX.
http://www.infoescola.com/pintura/rugendas/
Converse com a turma sobre como ao longo da história os artistas tem registrados momentos importantes, a cultura, os costumes do povo, as paisagens dos lugares, enfim todo o cotidiano de terminados lugares e épocas. Proponha aos alunos pesquisarem em livros, revistas e sites sobre o artista alemão Rugendas, com especial atenção em sua obra. Prepare uma apresentação de imagens e depois de realizadas as pesquisas, abra um espaço para que todos possam compartilhar o material coletado e ver projetadas as imagens das
obras de Rugendas. A partir da apreciação das obras, peça aos alunos que procurem saber como está hoje determinados lugares, que busquem inclusive imagens do mesmo lugar retratado por Rugendas.
Corcovado, Rugendas
Monte outras apresentação que mostre o registro de Rugendas e a imagem do mesmo lugar nos tempos atuais. Vendo as duas imagens, peça aos alunos que escrevam quais as diferenças percebidas e que há de positivo e negativo nessas mudanças.
Ao final dessa discussão, proponha aos alunos que escolham um dos lugares retratados por Rugendas e analisado no trabalho. Distribua folhas de papel canson tamanho A4 e tinta guache de várias cores e proponha que cada aluno retrate o lugar escolhido com a liberdade de mesclar as duas paisagens, deixando na pintura os elementos atuais e antigos que considerar positivo.
Organize junto com a turma uma mostra das pinturas no espaço cultural da escola
- Ciências - Fundamental | 12. Desenvolvimento e corpo humano
Nessa fase da vida, a higiene bucal dos bebês é
- Física | A. Escalar
Partículas suspensas em um fluido apresentam contínua movimentação aleatória, chamado movimento browniano, causado pelos choques de partículas que compõem o fluido. A ideia de um inventor era construir uma série de palhetas, montadas sobre um eixo, que seriam postas em movimento pela agitação das partículas ao seu redor. Como o movimento ocorreria igualmente em ambos os sentidos de rotação, o cientista concebeu um segundo elemento, um dente de engrenagem assimétrico. Assim, em escala muito pequena, este tipo de motor poderia executar trabalho, por exemplo, puxando um pequeno peso para cima. O esquema, que já foi testado, é mostrado a seguir.
A explicação para a necessidade do uso da engrenagem com trava é:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEL) Leia a tirinha e o texto a seguir.
Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições e não em algo semelhante a uma teoria científica testável. Os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.
Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p.99.
De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta: