. Analise o mapa da América Latina, a seguir:
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mundovestibular.com.br/content_images/america_latina.gif&imgrefur Acesso em: 10 mar. 2012.
A América Latina apresenta uma vasta área com diversidades culturais, físicas, econômicas e políticas podendo ser dividida em
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partículas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais.
CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentes
de uma fazenda de cultivo de camarão marinho. Anais do IX Congresso Brasileiro de
Ecotoxicologia, 2006 (adaptado).Suponha que tenha sido construída uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS) A safira azul usada na confecção de joias é um cristal constituído por óxido de alumínio, Al2O3 (s), substância química incolor, contendo traços dos elementos químicos ferro e titânio, responsáveis pela cor azul.
Considerando a informação associada aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:
- Matemática | 20. Limites
Os valores de A sabendo-se que a função abaixo é contínua para todos os valores de x será
- História | 5.9 Colonização da América
O modo de produção tributário foi a base econômica das altas civilizações pré-colombianas sobre a qual se levantou a superestrutura política da Confederação Asteca, as cidades-Estado Maias e o Império Inca. A exploração das comunidades aldeãs pela classe-Estado (sacerdotes, guerreiros e burocratas) estava encoberta pelo manto da religião, que cumpria um papel fundamental no mecanismo de dominação.
PERAGALLI. Enrique. A América que os europeus encontraram. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1987. P. 10.
Com base no texto, uma das características do modo de produção exposto é a - Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Um aluno precisava organizar a coleção botânica da sua escola, e separar as plantas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Assim selecionou plantas de arroz, trigo e milho, as quais foram corretamente colocadas em um grupo; enquanto as de feijão, soja e ervilha foram colocadas em outro grupo. Analise as proposições em relação às características de plantas monocolitedôneas e de dicotiledôneas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As raízes das monocotiledôneas são fasciculadas (cabeleira) e encontradas nas plantas de arroz, trigo e milho.
( ) As sementes de monocotiledôneas são constituídas por dois cotilédones e encontradas nas plantas de trigo.
( ) As folhas das dicotiledôneas apresentam nervuras paralelas e podem ser observadas nas plantas de feijão e soja.
( ) As flores das dicotiledôneas apresentam, geralmente, as peças florais em número de três ou múltiplos de três e são comuns nas plantas de milho e trigo.
( ) As folhas das monocotiledôneas são constituídas por nervuras reticuladas, ou ramificadas, e são observadas nas plantas de arroz e milho.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.