Texto base: Leia o texto a seguir para responder à próxima questão. Durante a realização dessas atividades, foi possível observar o entrosamento e envolvimento por parte dos educandos. Em depoimento, um dos alunos diz: “ah, tia, assim é melhor, porque, ao mesmo tempo que a gente brinca, a gente aprende também”. Percebe-se, nesse relato, a importância da ludicidade e do brincar em sala de aula, mas sabemos que o “brincar” deve ser acompanhado da prática pedagógica intencionada, planejada com determinado fim, lembrando também do nosso compromisso em sala que é mediar a construção do conhecimento com e pelas crianças, nesse caso, na compreensão e aquisição da linguagem escrita. Acreditamos que, ao trabalhar com atividades lúdicas, as crianças desenvolvem melhor a linguagem oral, a atenção e o raciocínio. Assim, todas as atividades citadas trazem consigo a ludicidade, trabalham a mente, o corpo, a socialização e a interação. Ensinar a criança de uma maneira mais dinâmica é provocar nelas o interesse em querer aprender; desse modo, os jogos pedagógicos e outras atividades lúdicas atuam como recurso facilitador desse processo. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20755_8758.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2018. (Adaptado).
Enunciado:
As marcas de oralidade presentes no diálogo acima: