Analise as imagens das pirâmides etárias.
Disponível em: < http://www.capag.info/wq/webquest/soporte_tabbed_>. Acesso em: 30. Out. 2012
a) Cite as características da população representada nestas pirâmides etárias.
b) Identifique a imagem que corresponde à pirâmide dos países em desenvolvimento e a imagem que corresponde à pirâmide dos países desenvolvidos. Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 2.2 Movimentação, Mapas e Caminhos Orientados
As setas no mapa indicam o caminho que Cláudia percorre para ir de sua casa até a escola.
Marque a alternativa que apresenta uma descrição do caminho que Cláudia percorre.
- História - Fundamental | 09. Origens da Antiguidade Clássica
Roma estava organizada socialmente em três grupos: patrícios, plebeus e clientes. Os patrícios eram:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PASSA-ANEL
Quando chovia ou fazia frio ou o vento atrapalhava, a gente punha umas cadeiras em roda e brincava do brinquedo mais barato que existia: passa-anel. Alguém, não me lembro como esse primeiro alguém era escolhido, diferentemente de todos outros, punha um anel escondido entre as duas mãos, coladas palma com palma. E aí os outros, que também estavam com as duas mãos no colo, palma com palma, recebiam a visita daquele que trazia o anel escondido. Parece um brinquedo fácil. Era só passar as mãos juntas entre as palmas de cada um da roda e deixar cair na mão de um deles o anel. E agora era só descobrir com quem estava. Quem descobria ficava com o anel. Não era aquele que recebia o anel que ia ser o próximo portador e sim aquele que descobria com quem ele estava. Parece simples, não é? Mas não é, não. Não podia mostrar nenhuma emoção: nem os que recebiam, nem os que não recebiam, nem aquele que passava pelos colegas. Nenhum movimento, nem de corpo nem de rosto, devia denunciar. O melhor observador, ganhava. É um exercício onde o vitorioso é o mais contido e triunfa sobre todos o melhor observador. Portanto, é uma dessas brincadeiras que exercitam curiosidade, contenção, observação. Parece pouco, mas é muito. E a gente se divertia...
Anna Verônica Mautner, nascida na Hungria, cresceu em São Paulo, é psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e colunista da Folha
http://treinamento.folhasp.com.br/mapadobrincar/html/maismemorias.html
a) Você já brincou de passa anel? Esta brincadeira pode ser jogada dentro de casa, em espaços fechados. Além do passa anel existem outras brincadeiras que podem ser jogadas em casa. Escreva ou desenhe uma delas.
b) Já vimos que o passa anel é uma brincadeira que pode ser jogada dentro de casa. Escreva ou desenhe uma brincadeira que é jogada fora de casa, em espaços abertos.
c) Qual tipo de brincadeira você joga mais, em espaços abertos ou fechados? Justifique.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A ilustração mostra as camadas externas da Terra.
Disponível em: http://goo.gl/xVvSKs. Acesso em: 10 abr. 2015. Adaptado.
A camada da Terra indicada pela letra X é formada
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Observe a tabela do IDH por regiões do planeta:
Todos os Relatórios do Desenvolvimento Humano têm acompanhado o progresso humano, nomeadamente através do IDH, uma medida composta que inclui indicadores relativos a três dimensões: longevidade, escolaridade e o controle sobre os recursos necessários para uma vida digna (PIB per capita).
Considerando apenas as informações da tabela é possível afirmar que:
III. O rápido crescimento populacional da África, aliado às suas precárias condições de vida, é preocupante, pois não há recursos suficientes para investir em Saúde e Educação.
III. A África Subsaariana apresentou o mais baixo IDH da tabela, que se situou em 0,475, seguida pela Ásia do Sul, com 0,558.
III. Nos Estados Árabes o principal fator determinante da diferença para com a Europa e Ásia Central foram as disparidades de rendimento per capita e de escolaridade.
Podemos considerar corretas apenas as afirmações: