Leia o texto e observe as figuras abaixo:
Produtos cosméticos são muito utilizados para a melhoria da sensação de bem-estar. Entre esses produtos, temos os óleos de banho, utilizados para evitar a desidratação da pele e também para facilitar a remoção de células mortas. Esses óleos são misturas de substâncias podendo apresentar uma ou mais fases (aspectos), é possível encontrar para a utilização tanto óleos trifásicos (3 fases) como óleos bifásicos (2 fases). Além dos óleos de banho, existem outras misturas que podemos encontrar em nosso cotidiano:
Em relação ao conteúdo de cada recipiente, podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
20. Texto base: Intolerância religiosa é o "novo racismo", alerta ONG Da France Presse, em Londres A intolerância religiosa se tornou uma das principais causas de perseguição das minorias no mundo, segundo o relatório anual da organização não governamental Minority Right Groups International (MRG), divulgado nesta quinta-feira, em Londres. Segundo a ONG, o aumento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas estabeleceram uma pauta crescente de perseguição das minorias religiosas, que devem fazer frente regularmente a ataques, detenções, torturas e restrições de suas liberdades fundamentais em todos os continentes. "A intolerância religiosa é o novo racismo", declarou Mark Lattimer, diretor da MGR. "Muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas são agora perseguidas por causa de sua religião", acrescentou. O relatório sobre o "Estado das Minorias e Povos Indígenas no Mundo 2010" destaca que os muçulmanos nos Estados Unidos e na Europa são das minorias que mais sofreram com o aumento dos controles estatais e as campanhas celebradas por grupos de direita ou de extrema direita. Exemplos Após o atentado fracassado do dia do Natal por um nigeriano em voo procedente de Amsterdã que se dirigia a Detroit (Estados Unidos), as autoridades americanas decidiram controles especiais nos aeroportos para cidadãos de 14 países, 13 deles predominantemente muçulmanos. No Iraque e no Paquistão, dois países que estavam na mira da chamada "guerra contra o terrorismo", lançada pelos Estados Unidos e seus aliados, após os atentados de 11 de setembro de 2001, os ataques co5ntra as minorias religiosas, como os cristãos, também se multiplicaram. Outro problema para as minorias são as leis que, em número cada vez maior de países, obrigam os cidadãos a registrar sua religião. No Egito, por exemplo, o governo exige que todos os documentos de identidade tragam a afiliação religiosa do portador, mas só oferecem como alternativa as três religiões reconhecidas oficialmente: muçulmana, cristã e judaica. O informe destaca que desde 2001 vários países, entre eles Belarus, Sérvia e Uzbequistão, para citar apenas alguns, introduziram ou modificaram leis de registro religioso, o que para Lattimer representa uma forma de os Estados "vigiarem e controlarem as comunidades religiosas". http://www1.folha.uol.com.br/mundo/760473-intolerancia-religiosa-e-o-novo-racismo-alerta-ong.shtml Acesso em 04/12/2010.
Enunciado:
A intolerância religiosa também existiu no processo das Reformas Religiosas.
a) CITE as pessoas que foram perseguidas tanto por católicos como por protestantes e EXPLIQUE o motivo dessa persecução.
b) Apresente uma estratégia utilizada por cada uma das religiões para a doutrinação e combate às heresias.
- catolicismo
- protestantes
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Tinta guache – cores variadas
- Papel canson
- Azulejo branco
- Argolas de plástico
- Furador de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco mais sobre a monotipia para os alunos. O professor vai explicar para os alunos que a monotipia é um processo de criação de imagens que permite apenas uma impressão.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monotipia
- O professor vai pedir aos alunos para elaborarem algumas imagens (croquis), a partir de suas referências de lazer. Por exemplo, clube, shopping, cinema, teatro, futebol, concertos, etc; pois a elaboração do croqui auxiliará na escolha de uma imagem a ser trabalhada com monotipia, devendo os traços serem rápidos e sem muitos detalhes.
- Pedir aos alunos para escolherem o melhor desenho e pintarem no azulejo, utilizando os dedos. Utilizar várias cores de tintas.
- Instruir os alunos para fazer uma pintura rápida para evitar a secagem da tinta.
- Entregar os alunos uma folha de papel canson para a impressão no centro do papel, da pintura realizada no azulejo, pressionando levemente e retirando o azulejo com cuidado. Está pronta a monotipia.
- Deixar secar.
- O professor vai providenciar umas argolas para unir as monotipias, formando uma cortina. Perfurar os trabalhos na parte superior e inferior, com um perfurador de papel, de modo que entre uma monotipia e outra sejam encaixadas as argolas.
- Pedir para que cada aluno encaixe as argolas e una os trabalhos por meio destas.
Expor a cortina nos corredores da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5253
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s2.
Uma cápsula destinada a levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) tem massa m = 7500 kg , incluindo as massas dos próprios astronautas. A cápsula é impulsionada até a órbita da ISS por um foguete lançador e por propulsores próprios para os ajustes finais. O aumento da energia potencial gravitacional devido ao deslocamento da cápsula desde a superfície da Terra até a aproximação com a ISS é dado por ΔU = 3,0 × 1010 J. A velocidade da ISS é VISS ≈ 8000 m/s. A velocidade inicial da cápsula em razão do movimento de rotação da Terra pode ser desprezada.
Sem levar em conta a energia perdida pelo atrito com o ar durante o lançamento, pode-se dizer que o trabalho realizado pelo foguete e pelos propulsores sobre a cápsula é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Complete os versos a seguir empregando “a gente” (=nós) ou “agente” (membro de corporação policial).
São três horas da manhã
É melhor ___________ ir embora
Nossa família nos espera
Em casa até agora!
E se _____________ encontrar
Algum ladrão pela frente
Teremos que prendê-lo
Afinal _______________ é ______________
BAG, Mario. 13 lendas brasileiras. Texto e ilustrações de Mario Bag. 3. Ed. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 32 (Coleção Mito. e magia) (Fragmento adaptado)
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir para responder las cuestiones de 16 a 21.
El viaje de Lua y Pelayo
Pelayo y Lua van de viaje. Suben a un cohete. Pero no olvidan, antes de despegar, abrochar los cinturones de seguridad. Bur. Allá van...
Pasan por encima de la carretera. Los coches, los autobuses y los camiones van muy seguidos. Deberían ir más separados.
Un tren... Y es de los más rápidos. Debe ser el AVE. Vamos detrás de él dentro del túnel.
Volvemos a subir y allí arriba viene un avión y detrás un helicóptero. Hola, hola. El piloto nos dice adiós.
Y bueno, allí a lo lejos hay nada menos que un globo de aire caliente. Ya llegamos al mar.
Pasamos encima de un barco pesquero, y de un enorme transatlántico, seguro que lleva mucha gente.
Y ahora al fondo del mar vemos un submarino. Pi, pi....
Pelayo y Lua aterrizan. Lua coge su bicicleta, pero.... ¿cómo vuelve Pelayo a casa?
En triciclo. Pues sí que es un medio de transporte seguro.
Disponible:http://nea.educastur.princast.es/repositorio/RECURSO_ZIP/2_1_ibcmass_u23/index.html Acceso en 17 oct. 2011.
Para los personajes del texto ¿cuál es el medio de transporte más seguro?