Explicaê

01

Leia os textos a seguir.

 

Texto 1

 

A Corporação dos Carpinteiros de Londres ficava (...) em uma antiga casa de pau a pique (...). A corporação era tudo para os carpinteiros de Londres – agência de empregos, (...) sociedade funerária, centro social (...), auxílio desemprego (...), influência política e força moral. Era uma sociedade de organização fechada, composta por quatro divisões de carpinteiros (...). A palavra do Carpinteiro-chefe era tão definitiva quanto à de qualquer pessoa da realeza.

 

GORDON, Noah. O físico: a epopéia de um médico medieval. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 17.

 

Texto 2

 

Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

 

O termo “sindicato” deriva do latim “syndicus”, proveniente por sua vez do grego “sundikós”, que designava um advogado, bem como o funcionário que costumava auxiliar nos julgamentos. Na Lei Le Chapellier, de julho de 1791, o nome síndico era utilizado com o objetivo de se referir a pessoas que participavam de organizações até então consideradas clandestinas.

 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sindicato. Acesso em: 02 nov. 2011.

 

(A) Defina Corporações de Ofício.

 

(B) Compare as Corporações de Ofício aos atuais sindicatos.