Para responder a questão analise o mapa a seguir.
Disponível em: http://re-fazerahistoria.blogspot.com/2007_11_01_archive.html. Acesso em: 22 out. 2011.
O mapa foi produzido por Henrique Martellus em aproximadamente 1490 e se tornou uma importante fonte histórica.
(A) Identifique o tipo de fonte histórica característico desse mapa.
(B) Além dos mapas, identifique as inovações tecnológicas e científicas do Renascimento que favorecem a pesquisa histórica sobre o período.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Estatinas são receitadas por médicos a pacientes que possuem alto nível de colesterol sanguíneo.
O excesso de colesterol sanguíneo pode causar
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(CFTSC) Preto e Branco
Perdera o emprego, 5chegara a passar fome, sem que 6ninguém 2soubesse: por constrangimento, afastara-se da roda 7boêmia escritores, jornalistas, um sambista de cor que vinha a ser o seu mais velho que antes costumava frequentar companheiro de noitadas.
De repente, a salvação lhe apareceu na forma de um americano, que lhe 3oferecia um emprego numa agência. Agarrou-se com unhas e dentes à oportunidade, vale dizer, ao americano, para garantir na sua nova função uma relativa estabilidade.
E um belo dia vai seguindo com o chefe pela rua 10México, já distraído de seus passados tropeços, mas tropeçando obstinadamente no inglês com que se entendiam – quando vê do outro lado da rua um preto agitar a mão para ele.
Era o sambista seu amigo.
Ocorreu-lhe desde logo que ao americano 4poderia parecer estranha tal amizade, e mais ainda incompatível com a ética ianque a ser mantida nas funções que passara a exercer. Lembrou-se num átimo que o americano em geral tem uma coisa muito séria chamada preconceito racial e seu critério de julgamento da capacidade funcional dos subordinados talvez se deixasse influir por essa odiosa deformação. Por via das dúvidas correspondeu ao cumprimento de seu amigo da maneira mais discreta que lhe foi possível, mas viu em pânico que ele atravessava a rua e vinha em sua direção, sorriso aberto e braços prontos para um abraço.
Pensou rapidamente em se esquivar – não dava tempo: o americano também se detivera, vendo o preto aproximar-se.
Era seu amigo, velho companheiro, um bom sujeito, dos melhores mesmo que já conhecera – acaso jamais chegara sequer a se lembrar que se tratava de um preto? Agora, com o gringo ali a seu lado, todo branco e sardento, é que percebia pela primeira vez: não podia ser mais preto. Sendo assim, tivesse paciência: mais tarde lhe explicava tudo, haveria de compreender. Passar fome era muito bonito nos romances de Knut Hamsun, lidos depois do jantar, e sem credores à porta. Não teve mais dúvidas: virou a cara quando o outro se 1aproximou e fingiu que não o via, que não era com ele.
E não era mesmo com ele.
Porque antes de 9cumprimentá-lo, talvez ainda sem 8tê-lo visto, o sambista abriu os braços para acolher o americano – também seu amigo.
SABINO, Fernando. A mulher do vizinho. 7.ed. Rio de Janeiro: Record, 1962. p.163-4.
Assinale a alternativa correta relativamente à acentuação gráfica das palavras sublinhadas no texto:
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Conflito na Caxemira: por que Índia e Paquistão disputam a região que vive nova escalada de tensão.
Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47386170 >. Acesso em 21 jun. 2019.
A) Identifique as principais causas do conflito da Caxemira.
B) Quais os países envolvidos?
- Física | 1.2 Vetores
Ao passar pelo ponto O, um helicóptero segue na direção norte com velocidade v constante. Nesse momento, um avião passa pelo ponto P, a uma distância
de O, e voa para o oeste, em direção a O, com velocidade u também constante, conforme mostra a figura. Considerando t o instante em que a distância d entre o helicóptero e o avião for mínima, assinale a alternativa correta.
- Ciências - Fundamental | 03.3 Ecossistemas
Leia as informações e faça o que se pede na questão.
A araucária Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé _ a araucária é conhecida por muitos nomes. É uma árvore alta e sua copa tem a forma de um guarda-chuva invertido, pois os galhos são virados para cima. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Paraná, antes de os campos do interior serem cobertos pelas lavouras de café e soja, a araucária cobria quase todo o estado. Os índios que moravam ali deram o nome de Curitiba ("muito pinhão" ou "imensidão de pinheiros") ao grande planalto que começava depois da Serra do Mar. O nome ficou e hoje Curitiba é a capital do Paraná.
Muito apreciada para a construção de móveis e casas, a araucária foi exportada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado: grandes serrarias instaladas no Sul do Brasil dizimaram milhões e milhões de árvores. Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.
Essas árvores podem chegar a pouco mais de 50 metros de altura. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel. (Disponível em http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/araucaria.htm acesso em 10/01/2010)
Reflita sobre os trechos destacados.
Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.
Ao derrubar os pinheiros para a exploração da madeira, o ser humano provoca mudanças no ambiente.
Explique o que pode acontecer com as plantas e os animais que vivem próximos aos pinheiros.