(UECE) Os depósitos eólicos podem ocorrer associados a ambientes fluviais e também na zona costeira, formando feições morfológicas típicas como os campos dunares. Sobre esta feição morfológica, analise as afirmações.
I. As dunas fluviais do rio Solimões são uma feição presente em grande parte da sua extensão.
II. Parte das dunas do litoral cearense formou-se a partir de sedimentos expostos na plataforma continental.
III. As dunas costeiras ativas presentes no litoral nordestino formaram-se no Cretáceo.
Está correto o que se afirma em
Questões relacionadas
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UEPB) Observe o mapa fitogeográfico do Brasil, buscando identificar as principais formações vegetais de nosso país.
Relacione a numeração presente no mapa com as informações a seguir, observando a correspondência correta entre as duas colunas.
( ) Floresta Amazônica
( ) Mata Atlântica
( ) Mata de araucárias
( ) Campos cerrados
( ) Caatinga
( ) Campos limpos ou pampas
( ) Pantanal
( ) Dunas ou manguezais
(A) Tipo de floresta tropical localizada na região costeira, em planícies e montanhas. Apresenta grande biodiversidade, representada dentre outros pelo pau-brasil, paineira, onça-pintada, mono-carvoeiro, mutum e araponga.
(B) Cobre cerca de 40% do território brasileiro. Seu solo é pobre em nutrientes graças à rápida degradação e reaproveitamento da matéria orgânica que nele se deposita.
(C) Essa região apresenta chuvas regularmente distribuídas ao longo do ano e duas estações bem definidas: o inverno frio e o verão com temperaturas moderadas. Apresenta três estratos vegetais: o arbóreo (pinheirais), o arbustivo (samambaias arborescentes) e o herbáceo (gramíneas). É o habitat da gralha-azul.
(D) Ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Nessa região as chuvas são irregulares, as secas são prolongadas e as temperaturas elevadas. Sua vegetação apresenta adaptações ao acúmulo de água bem como mecanismos de proteção contra a sua perda. É o habitat do gavião-carcará, tatupeba e ararinha-azul, dentre outros.
(E) Desenvolvem-se em estuários desde o Amapá até Santa Catarina. As plantas desse ecossistema apresentam rizóforos e pneumatóforos. Esses ecossistemas contribuem para a produtividade das regiões costeiras, além de permitir a reprodução e a criação de espécies, como peixes, camarões e ostras.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o ecossistema e suas características.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Abaixo é ilustrado um simples teste para detectar a resistência de bactérias aos antibióticos de uso humano, indicados para terapia contra infecções. Admita que, no teste hipotético abaixo, concentrações iguais dos antibióticos 1, 2 e 3 foram inoculados em discos de papel de filtro que, a seguir, foram transferidos para placas com nutrientes contendo a bactéria Escherichia coli. Após 24 horas de exposição:
- Química | 2.6 Eletroquímica
Num laboratório, um grupo de alunos possui quatro semicélulas montadas, todas em condição padrão de concentração e temperatura, correspondentes às semirreações mostradas no quadro abaixo. o grupo possuía o objetivo de montar uma associação em série de pilhas que pudessem ser utilizadas para funcionar um aparelho que necessite de uma ddp de 3,5 V.
Semicélula
Semirreação de redução
E°(V)
I
MnO2(s) + 4 H+(aq) + 2 e- Mn2+(aq) + 2 H2O(l)
+1,23
II
I2(s) + 2 e- 2 I-(aq)
+0,54
III
Cu2+(aq) + 2 e- Cu(s)
+0,34
IV
Zn2+(aq) + 2 e- Zn(s)
-0,76
Para garantir o funcionamento do aparelho supracitado no texto o grupo de alunos precisa das pilhas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Na busca de fatos do passado, o historiador recorre a vários tipos de fontes históricas: documentos escritos, fotografias etc. O historiador pode utilizar, também, relatos orais.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de relato oral, útil ao trabalho do historiador.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) Se por um lado podemos falar de certa “influência” do feminismo nas organizações de esquerda armada a partir da admissão das mulheres nessas organizações, e de sua efetiva participação, muitas vezes de armas na mão, nos eventos, além de sua prisão, tortura e desaparecimento, por outro lado, a impressão que temos ao ler os relatos ou ouvir os testemunhos das pessoas entrevistadas é que uma “consciência feminista” apenas se deu nessas mulheres num momento posterior. Como se o contato com os movimentos e literatura feministas no exílio ou após 1975, com o Ano da Mulher instituído pela Organização das Nações Unidas, desse a tais mulheres palavras para expressar o que antes seria um sentimento difuso diante daquilo que lhes acontecia no cotidiano.
WOLFF, C. S. Feminismo e configurações de gênero na guerrilha: perspectivas comparativas no Cone Sul, 1968-1985. Revista Brasileira de História, n. 54, 2007.
Para as mulheres apresentadas no texto, a reflexão sobre a perspectiva feminista proporcionou o(a)