O mapa a seguir apresenta as maiores cidades e concentrações populacionais dos Estados Unidos.
Disponível em: www.google.com.br/imagens/pt.wikpedia.org. Acesso em 12/05/2010
A distribuição da população no território norte americano está diretamente relacionada às características do relevo, bem como às atividades econômicas exercidas em suas regiões. DESCREVA a localização dos principais aglomerados urbanos EXPLIQUE a relação que existe entre essas concentrações urbanas e as zonas de produções industriais.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linhas. Cada uma sugere uma sensação diferente. Esses tipos de linhas são padronizados no mundo inteiro.
Reta. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza obra de Mario Fresco.
Curva. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade
Vertical. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.
Horizontal Indica repouso. Também pode expressar quietude.
Inclinada Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
Ondulada. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
Espiral. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
Quebrada. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas.
http://assuntosdaana.blogspot.com/2010/03/linhas.html
Converse com a turma sobre o elemento de linguagem visual linha e sugira que pesquisem sobre o assunto em livros, revistas e sites, principalmente sobre os tipos de linhas que existem e suas aplicações no mundo. Abra uma roda de discussão para proporcionar a troca das informações pesquisadas e sugira aos alunos que eles busquem os vários tipos de linhas no espaço da escola e até mesmo em seu entorno próximo.
Proponha aos alunos fazerem alguns registros fotográficos que exemplifiquem os tipos de linhas, não importando se são linhas criadas pelo homem ou encontradas na natureza, como por exemplo, as linhas curvas do rosto. A partir dos registros feitos, cada aluno deverá escolher uma foto para cada tipo de linha e fazer alguns estudos utilizando lápis preto sobre papel branco tamanho A4, para cada foto escolhida. No primeiro estudo ele deverá utilizar a linha contínua, ou seja, sem interrupção, sem tirar o lápis do papel, como no exemplo abaixo, no segundo estudo deverá usar linhas interrompidas, sempre definindo cada linha em separado, sem continuar em outra linha, e um último estudo livre.
Monte na sala de aula um varal com os melhores trabalhos de cada aluno e abra uma roda de discussão para avaliarem os trabalhos de acordo com a proposta.
http://constancalucas.blog.uol.com.br/arch2007-05-01_2007-05-31.html
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Na Europa, as forças reacionárias que compunham a Santa Aliança não viam com bons olhos a emancipação política das colônias ibéricas na América. […] Todavia, o novo Império do Brasil podia contar com a aliança da poderosa Inglaterra, representada por George Canning, primeiro-ministro do rei Jorge IV. […] Canning acabaria por convencer o governo português a aceitar a soberania do Brasil, em 1825. Uma atitude coerente com o apoio que o governo britânico dera aos EUA, no ano anterior, por ocasião do lançamento da Doutrina Monroe, que afirmava o princípio da não intervenção europeia na América.
MATTOS, I. R.; ALBUQUERQUE, L. A. S. de. Independência ou morte: a emancipação política do Brasil. São Paulo: Atual, 1991.
O texto relaciona
- História | B. Roma
(UFTM) Imperador de Roma entre 253 e 260, Valeriano escreveu:
Não consideramos que os coloni [colonos] tenham a liberdade de abandonar a terra à qual estão presos por sua situação e nascimento. Se o fizerem, que sejam trazidos de volta, acorrentados e castigados.
(Apud Gordon V. Childe. O que aconteceu na história, 1973.)
A determinação imperial ocorreu
- Biologia | 12.6 Populações
(UEFS)
O gráfico ilustrado apresenta três curvas gerais de sobrevivência para diferentes espécies de organismos.
Os organismos que apresentam a curva A,B e C respectivamente, são
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
O Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas. A relação entre a doença e o protozoário foi descoberta por Carlos Chagas ao investigar a presença do protozoário no sangue de indivíduos que moravam em casas infestadas por barbeiros. A principal forma de transmissão da doença é