(UFG) Importantes nascentes do rio Araguaia encontram-se ameaçadas por causa da aceleração de processos associados à dinâmica geológica externa atual e à apropriação do terreno. Levando-se em conta a localização dessas nascentes, associada a relevos de planalto e ao Sistema Aquífero Guarani da Bacia Sedimentar do Paraná, considera- se que esses processos são intensificados principalmente pela
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram uma nova técnica, que utiliza raios de luz infravermelha (invisíveis a olho nu) para destruir tumores. Primeiramente, o paciente recebe uma injeção com versões modificadas de anticorpos que têm a capacidade de “grudar” apenas nas células cancerosas. Sozinhos, eles não fazem nada contra o tumor. Entretanto, esses anticorpos estão ligados a uma molécula, denominada IR700, que funcionará como uma “microbomba”, que irá destruir o câncer. Em seguida, o paciente recebe raios infravermelhos. Esses raios penetram no corpo e chegam até a molécula IR700, que é ativada e libera uma substância que ataca a célula cancerosa.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 13 dez. 2012 (adaptado).
Com base nas etapas de desenvolvimento, o nome apropriado para a técnica descrita é:
- Arte - Fundamental | 02.1. Teatro de sombras
Materiais:
- Um retroprojetor
- Papel colorset preto
Desenvolvimento:
Realizar uma breve introdução sobre o teatro de sombras:
A lenda de sua origem
Existe uma lenda chinesa da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e a sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Pode-se perguntar aos alunos se conhecem ou já foram ao teatro ou ao teatro de sombras e pedir que relatem suas experiências. Logo em seguida expor a experiência de realizar um teatro de sombras com as mãos.
Dividir a turma em grupos.
Neste momento distribuir os cartõeszinhos com os movimentos que definirão as formas das sombras para cada grupo treinar.
Depois de determinado tempo (10 minutos) ligar então o retroprojetor na sala escura e deixar que as crianças explorem a técnica de maneira livre.
Num segundo momento os grupos se reunirão para inventar uma pequena história a ser contada usando como personagens as figuras geradas como sombras pelas mãos.
Observações:
- Sugiro ao professor realizar o registro fotográfico de toda a aula para possível exposição.
- Sugiro também que você, caro professor, já tenha treinado compor as figuras com as mãos para orientar seus alunos!
- Conforme a maturidade da turma pode-se estender a pesquisa para pequenas formas recortadas no papel colorset preto e inserir nas apresentações uma trilha sonora ou usar até mesmo somente música para compor as apresentações.
- Matemática | 10. Estatística
O quadro mostra o número de gols feitos pela equipe A em campeonatos estaduais de futebol, no período de 2007 a 2012.
Faltando ainda alguns jogos para o término do campeonato estadual de 2013, o número de gols marcados pela equipe B era 52. O técnico dessa equipe fez um levantamento para saber quantos gols sua equipe deveria marcar nos próximos jogos de modo que, ao fi nal do campeonato, o número total de gols marcados pela equipe B ultrapasse a média de gols marcados pela equipe A nos campeonatos de 2007 a 2012.
Quantos gols, no mínimo, a equipe B ainda precisaria marcar?
- Física
Astrônomos observaram que a nossa galáxia, a Via Láctea, está a 2,5×106 anos-luz de Andrômeda, a galáxia mais próxima da nossa.
Com base nessa informação, estudantes em uma sala de aula afirmaram o seguinte:
I. A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é de 2,5 milhões de km.
II. A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é maior que 2×1019 km.
III. A luz proveniente de Andrômeda leva 2,5 milhões de anos para chegar à Via Láctea.
Está correto apenas o que se afirma em
Dado: 1 ano tem aproximadamente 3×107 s.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Complete the sentences adding a preposition to GET.
1. My father gets __________ work by bus.
2. Sarah and her new roommate get __________ well together.
3. I had to get __________ early today for a meeting at 7 o’clock.
4. When I get a bad result in math test I get really ___________.
5. The robbers were locked in the house and couldn’t get ____________.
Choose the correct alternative.