. Leia os fragmentos abaixo.
I. Que é direito dos súditos apresentar petições ao rei e que são legais todos os encarceramentos e perseguições por causa dessas apresentações de petições.
II. Governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados.
III. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se [...] direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Dos fragmentos citados, os que se aproximam do Iluminismo são:
Questões relacionadas
- Física
Na figura, estão indicadas as forças atuantes em uma caixa de peso P = 60 N que sobe uma rampa áspera com velocidade constante sob a ação de uma força F = 60 N.
Nessas circunstâncias, o coeficiente de atrito cinético entre a rampa e esse bloco vale:
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
[...] O bioma Mata Atlântica é uma faixa que acompanha o litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Norte até o sul do Brasil. A maior biodiversidade da América do Sul está presente nesse bioma. Vivem na Mata Atlântica, 20 mil espécies de plantas (7,2% do total mundial), 263 espécies de mamíferos (5,2%), 963 espécies de aves (9,5%), 475 espécies de anfíbios (8,6%), 306 espécies de répteis (3,7%) e 350 espécies de peixes de água doce (3,1%). Aproximadamente, 120 milhões de brasileiros vivem na porção do território correspondente à área original desse bioma. Hoje, a Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado do mundo.
Fonte: Arquidiocese de Florianópolis, Março/2017. Disponível em: http://arquifln.org.br
( ) O mangue é a região de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, localizado entre as margens de baías, desembocaduras de rios, ocorrendo exclusivamente em regiões com clima subtropical.
( ) A Mata das Araucárias é típica de clima subtropical, com estações definidas, flora com predomínio do pinheiro do paraná e a fauna composta por quati, cão-do-mato, pica-paus e gralha azul, entre outros.
( ) No bioma Mata Atlântica, a fauna possui muitas espécies endêmicas, ou seja, encontradas apenas nesse ecossistema. Entre os animais desse bioma estão: tamanduá, tatu-canastra, onça-pintada, lontra e o mico-leão.
( ) O potencial biótico ou reprodutivo é a capacidade do indivíduo de uma determinada espécie crescer em condições ideais de espaço, alimento e temperatura, por exemplo.
( ) A matéria circula nos ecossistemas, sempre do meio abiótico para o meio biótico.
De acordo com o tema analise as afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2016 1ª FASE) Fenol e metanal (aldeído fórmico), em presença de um catalisador, reagem formando um polímero que apresenta alta resistência térmica. No início desse processo, pode se formar um composto com um grupo – CH2OH ligado no carbono 2 ou no carbono 4 do anel aromático. O esquema a seguir apresenta as duas etapas iniciais do processo de polimerização para a reação no carbono 2 do fenol.
Considere que, na próxima etapa desse processo de polimerização, a reação com o metanal ocorra no átomo de carbono 4 de um dos anéis de . Assim, no esquema
A e B podem ser, respectivamente,
Note e adote:
- Numeração dos átomos de carbono do anel aromático do fenol
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Unipê)
Em uma maternidade, ocorreu a suspeita de uma troca entre dois recém-nascidos do sexo masculino (bebê X e bebê Y). A fim de resolver o problema de forma mais rápida, um funcionário realizou um teste de tipagem sanguínea para as crianças e os possíveis progenitores (casal 1 e casal 2). O quadro demonstra os resultados obtidos e o sinal + indica que houve aglutinação e o sinal indica ausência de aglutinação.Após análise do quadro, concluiu-se: - Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UESB) Como em todos os animais, nossos gametas, diversamente de nossas células corporais, são haploides. Periodicamente, eles se encontram com seus equivalentes e restabelecem a duplicidade. Nas plantas e animais, o núcleo diploide, com dois conjuntos de cromossomos, divide-se muitas vezes, formando o embrião. O nome do restabelecimento da diploidia nos é conhecido: fecundação. O nome da reversão periódica ao estado haploide é mais técnico: meiose.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 71)
Pode ser considerada como uma das características universais presente na divisão celular por meiose: