Para garantir o seu poder absoluto na França, Luís XIV criou uma importante estrutura. Assinale a alternativa que melhor a define.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: .
Enunciado:
Veja a produção de ursinhos de pelúcia numa fábrica de brinquedos. Ao lado, dentro das caixas, estão os ursinhos que já foram produzidos.
Disponível em: < sorteodelnino.com>. Acesso em: 28 dez. 2015.
Quantos ursinhos estão sendo produzidos na esteira?
Quantos ursinhos já estão prontos nas caixas?
Quantos ursinhos têm no total?
Complete a frase e resolva a adição:
Havia ______ ursinhos prontos, foram produzidos mais _______ e ficaram ________.
_______ + ______ = ______
- Matemática
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades. Um exemplo é o acesso para cadeira de rodas através de rampas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamentou a construção dessas rampas. A inclinação com o plano horizontal deve variar de 5% a 8,33% de acordo com a tabela abaixo.
Suponha que seja preciso construir uma rampa para um desnível cuja altura é de 0,90m. De quanto deve ser o afastamento mínimo, a fim de que essa rampa fique de acordo com o regulamento estabelecido pela ABNT?
- Física
Uma bola de isopor de volume 100 cm3 se encontra totalmente submersa em uma caixa d’água, presa ao fundo por um fio ideal.Qual é a força de tensão no fio, em newtons?
Considere: g=10 m/s2
dAGUA=1000 Kg/m3
disopor=20kg/m3
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Para responder a questão , leia a seguir o primeiro capítulo do livro A terra dos meninos pelados, do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam: - Ó pelado! Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se assinar a carvão, nas paredes: Dr. Raimundo Pelado. Era de bom gênio e não se zangava; mas os garotos dos arredores fugiam ao vê-lo, escondiam-se por detrás das árvores da rua, mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os cabelos dele. Raimundo entristecia e fechava o olho direito. Quando o aperreavam demais, aborrecia-se, fechava o olho esquerdo. E a cara fica toda escura. Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul. RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados. Rio de Janeiro: Record, 1986. p 7- 8.
Enunciado:
A) Identifique o sentido para o adjetivo só, em destaque no fragmento. Escreva-o no quadro a seguir.
B) Se alterássemos a colocação do termo na frase para a seguinte forma:
“(...) Raimundo Pelado só falava...”, alteraria o sentido da frase? Por quê?
C) Ao trocar o termo de lugar, conforme a frase no item b, a palavra só recebe outra classificação gramatical. Identifique-a e escreva-a no quadro a seguir.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Comparação de flora intestinal de crianças italianas e africanas indica que a dieta ocidental, pobre em fibras e rica em sacarose, pode aumentar o risco de problemas alérgicos, problemas inflamatórios e obesidade. Ao analisar dois grupos de crianças — europeias e africanas —, levando em consideração a dieta a que são submetidas, muitos apostariam que as do velho continente teriam uma alimentação mais saudável do que as africanas. Publicado na PNAS, um estudo mostrou que pode não ser bem assim. No Departamento de Farmacologia Pré-Clínica e Clínica da Universidade de Florença, pesquisadores compararam as bactérias intestinais de 14 crianças saudáveis da etnia mossi, do vilarejo de Boulpon, em Burkina Fasso, e de 15 crianças igualmente saudáveis de Florença, na Itália, ambos os grupos com faixa etária entre um e seis anos. A análise de amostras fecais mostrou que as crianças africanas — cuja dieta é predominantemente vegetariana, baseada em fibras, legumes e cereais — têm a flora intestinal mais rica em micro-organismos, que ajudam na digestão, e a presença menor daqueles associados à obesidade em adultos.
(ANTUNES, 2010).Mesmo que uma dieta alimentar forneça combustível em quantidade satisfatória, ela pode ser completamente inadequada no tocante às matérias-primas para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção dos mecanismos celular e metabólico. A respeito desse tema, pode-se inferir: