Read the text.
DUTRA, Anelise; LIMA, Viviane. Inglês volume 7. Coleção Pitágoras. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2009. p.55
This text tells us about
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência são retirados da natureza. Por isso é importante que os seres humanos tenham mais consciência de suas atitudes no dia a dia e procurem colocar limites no consumo excessivo.
Disponível em: http://www.pca.org.br/regulamento.php. Acesso em 26/03/2013.
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL - Papel canson A4 - Tinta guache – cores variadas - Pincel - Revista para recorte - Cola - Tesoura - Papel Color-set preto - Miçangas - Cola colorida - Canudinhos coloridos cortados PROCEDIMENTOS - O professor vai entregar todo o material para cada criança. - O professor vai pedir para as crianças para pintarem o fundo do papel canson cobrindo toda a sua superfície. - Na primeira folha , as crianças deverão pintar utilizando somente de uma cor, na segunda folha deverá ser pintado de várias cores e na terceira as crianças deverão recortar tiras retiradas de revistas e colar sobre o canson, cobrindo todo o fundo. - Deixar secar. - O professor deverá pedir para as crianças fazerem um desenho (somente o contorno) de algum objeto. Peça para elas desenharem objetos simples, sem muitos detalhes.
Fonte: http://www.amopintar.com/espaco-negativo-e-espaco-positivo/ - Este desenho deverá ser feito no papel color set preto. - Recortar o desenho . - O professor deverá auxiliar as crianças no manuseio da tesoura. - Colocar o desenho já recortado sobre o papel color set preto e contorna-lo com o lápis, fazendo três cópias do mesmo desenho. - Feito isso, o professor vai pedir as crianças para colar estes desenhos , (cada um em um fundo diferente). - Instruir as crianças para colarem estas formas em locais diferentes nas folhas . - Depois dos desenhos colados, as crianças deverão fazer uma composição, trabalhando o restante da folha. - Para esta composição as crianças poderão utilizar vários materiais como desenhar e depois colorir, podem usar caneta hidrocor, fazer colagens utilizando recortes de revistas, cola colorida, miçangas, canudinhos coloridos cortados, etc. - O mais importante nesta atividade é que cada colagem vai ficar diferente uma da outra, sendo utilizado a mesma forma criada pelas crianças, nos três trabalhos. - Expor os trabalhos.
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A ONG Free The Slaves (FTS) mostra que o uso de artes visuais vem auxiliando uma série de organizações de combate ao trabalho escravo no mundo inteiro. Entre alguns exemplos, a FTS cita o caso da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Brasil, que faz o uso de gravuras ou histórias em quadrinhos para mostrar aos trabalhadores rurais o processo de aliciamento do trabalho escravo.
Gravura usada pela CPT destaca 'gato' (animal da figura), responsável pelo aliciamento de pessoas.
Disponível em: < http://reporterbrasil.org.br/blogdaredacao/?p=1142. Acesso em: 12 set. 2012.
As informações e a imagem retratam o trabalho
- História | 6.08 Imperialismo
A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia deu o impulso inicial à produção e venda organizada de ópio. A Companhia das Índias Orientais obteve o monopólio da compra do ópio indiano e depois vendeu licenças para mercadores selecionados, conhecidos como “mercadores nativos”. Depois de vender ópio na China, esses mercadores depositavam a prata que recebiam por ele com agentes da companhia em Cantão, em troca de cartas de crédito; a companhia, por sua vez, usava a prata para comprar chá, porcelana e outros artigos que seriam vendidos na Inglaterra.
SPENCE, J. Em busca da China moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).
A análise das trocas comerciais citadas permite interpretar as relações de poder que foram estabelecidas. A partir desse pressuposto, o processo sócio-histórico identificado no texto é
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
O maior desafio do governo era a cobrança do "quinto” – 20% de qualquer quantidade de metal ou pedra preciosa extraída na Colônia que deveria ser paga à Coroa. Após várias tentativas de se encontrar o sistema mais eficaz de cobrança, chegou-se finalmente ao método adotado a partir de 1751: foram instaladas quatro casas de fundição nas sedes das quatros comarcas de Minas: Vila Rica, Rio das Mortes, Serro frio e Sabará.
CARRARA, Angelo. Ouro de tolo. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 154.
Sobre a instalação das casas de fundição, é correto afirmar que: