O aumento do efeito estufa está relacionado com o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Uma explicação para esse fenômeno é que o dióxido de carbono
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar em Dorival Caymmi.
Explique aos alunos quem foi Dorival Caymmi, abordando sua importância para a música brasileira.
Dorival Caymmi ( Salvador, 30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorival_Caymmi> Acesso em: 11 jan. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente e cante com os alunos a música “Vatapá” de Dorival Caymmi – disponível no site: https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/924247/
2.2. Professor, a letra da música “Vatapá” de Dorival Caymmi ensina como se faz o vatapá que é uma comida típica da Bahia. Comidas típicas fazem parte do patrimônio cultural. Leia a letra com os alunos atentando para os ingredientes típicos da Bahia na confecção do vatapá.
Quem quiser vatapá, ô
Que procure fazer
Primeiro o fubá
Depois o dendê
Bota castanha de caju
Um bocadinho mais
Pimenta malagueta
Um bocadinho mais
Amendoim, camarão, rala um coco
Na hora de machucar
Sal com gengibre e cebola, iaiá
Na hora de temperar
Não para de mexer, ô
Que é pra não embolar
Panela no fogo
Não deixa queimar
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/924247/> Acesso em: 11 jan. 2018. [Fragmento]
2.3. Professor, explique aos alunos que o vatapá pode ser comido em separado e é também o recheio que é colocado no acarajé. Apresente e reflita com os alunos o que disse Maria Lêda Marques, presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia (Abam).
“Às vezes nos sentimos órfãs porque trabalhamos sozinhas com nosso tabuleiro, de sol a sol, expostas ao frio, ao calor e mesmo à violência. Mas somos mulheres negras e perseverantes: se não vendemos hoje, venderemos amanhã. Somos um símbolo de resistência desde a escravidão”.
Disponível em:<http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=841> Acesso em: 11 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, converse com os alunos sobre o programa do canal GNT que se chama “Chefs brasileiros”. A série apresenta uma viagem pelo Brasil de norte a sul por meio da gastronomia, suas histórias e personagens. O que há em comum entre os chefs é que todos utilizam e valorizam produtos e a gastronomia do lugar – disponível no site: http://gnt.globo.com/programas/chefs-brasileiros/
3.2. Proponha aos alunos que, em grupo, escolham um chef, assistam ao programa, façam um resumo e apresentem para os colegas.
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Para resolver a questão analise a imagem, a seguir, que representa um importante movimento operário.
Crédito: prof1rangel.wordpress.com Acesso em 14 mar. 2012.
O movimento dos trabalhadores apresentado na imagem é
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UEL) Atente para a pintura a seguir
Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli considere as afirmativas a seguir.
I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.
II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.
III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.
IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.
Assinale a alternativa correta.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Um garoto, observando o gelo em um copo de água, fez a seguinte pergunta:
Ele respondeu à pergunta a si próprio: “sim, o gelo consegue flutuar em qualquer líquido”. Curioso, e com dúvida se sua resposta estava correta, resolveu testar alguns líquidos. Pegou dois copos, um com água e outro com álcool e colocou um cubo de gelo em cada copo. Ele observou e percebeu que o gelo afunda no copo com álcool e flutua no copo com água. Com essas observações, ele chegou à seguinte resposta: o gelo não consegue flutuar em qualquer líquido.
A hipótese do garoto foi formulada quando
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
As células dos seres vivos podem ser procarióticas ou eucarióticas. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular. O esquema a seguir representa os dois tipos celulares mencionados.
Após observar o esquema, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) A diferença mais marcante entre células procarióticas e eucarióticas é o fato das procarióticas não possuírem núcleo celular e seu material genético estar disperso no citoplasma. Desse fato deriva o nome dessas células, que em grego significa "antes do núcleo" (pro = antes, primeiro, primitivo; e karyon = núcleo).
( ) A célula representada em A é eucariótica, caracterizada por apresentar membrana nuclear, individualizando o núcleo e vários tipos de organelas. Entre as organelas celulares presentes nessas células estão as mitocôndrias, responsáveis pela liberação de ATP através do processo de digestão celular.
( ) A célula representada em B é procariótica. Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas as bactérias e cianobactérias, sendo as últimas capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio.
( ) Na célula A pode-se observar as microvilosidades. Essas estruturas são especializações da membrana plasmática, que possuem por função aumentar a superfície de absorção, sendo encontradas, por exemplo, nas células intestinais.
( ) Na célula B podemos observar a presença de plasmídeos, que são moléculas de DNA extra cromossomais. Essas moléculas, através da engenharia genética, podem ser utilizadas na produção de hormônios do crescimento, de insulina e na obtenção de vários produtos como, por exemplo, plantas transgênicas mais resistentes a doenças, pragas, e estresses ambientais.
A sequência correta, de cima para baixo, é: