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Questões relacionadas
- Química | A. Cálculos Químicos
A um volume de 1,0L de efluente industrial contendo íons Cu2+, adicionou-se excesso de sulfeto de amônio para precipitar todo o cobre dissolvido na amostra na forma de CuS. Ao se recolher o precipitado e secá-lo, constatou-se que a massa era 2,40 g. A concentração, em mol L-1. que mais se aproxima da de Cu2+ no efluente é:
Considere: M(Cu) = 63,5 g mol-1
M (S) = 32 g mol-1
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
Roberto estava fazendo a lição de casa quando teve dúvida em como resolver a expressão:
Após algumas tentativas, ele conseguiu resolver, corretamente, essa expressão. Qual o valor encontrado por Roberto?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(UFPR) Na seguinte passagem do livro Alice no País das Maravilhas, a personagem Alice diminui de tamanho para entrar pela porta de uma casinha, no País das Maravilhas.
“…chegou de repente a um lugar aberto, com uma casinha de cerca de um metro e vinte centímetros de altura… e não se aventurou a chegar perto da casa antes de conseguir se reduzir a vinte e dois centímetros de altura”.
Carrol, L. Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Suponha que, no mundo real e no País das Maravilhas, a proporção entre as alturas de Alice e da casa sejam as mesmas. Sabendo que a altura real de Alice é de 1,30 m, qual seria a altura aproximada da casa no mundo real?
- Arte - Fundamental | 05. Arte Pré-Colombiana
As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia.
- Matemática | 3.1 Introdução
Em vista de todos esses obstáculos, parece um milagre que os pesquisadores do Merton tenham conseguido criar uma base conceitual para o estudo do movimento de todos os tempos, a “regra de Merton”: a distância percorrida por um objeto com velocidade inicial nula e aceleração constante é igual à distância percorrida por um objeto que se movimenta no mesmo tempo, mas sempre com a metade da velocidade final do primeiro objeto.
A opacidade da formulação da regra, porém, serve a um propósito, pois ilustra o quanto a ciência se tornou mais fácil quando os cientistas aprenderam a usar – e a inventar, se necessário – a matemática adequada.
MLODINOW, L. De primatas a astronautas: a jornada do homem em busca do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2015 (adaptado).
Considere que a distância percorrida e a aceleração são iguais a, respectivamente,
e
, em que v, v0, a, s e t significam velocidade final, velocidade inicial, aceleração, distância percorrida e tempo, respectivamente.
A sentença matemática para a regra de Merton pode ser escrita como