As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral oriental da China.
Fonte: http://geoodomundo.blogspot.com/2011/06/nova-china.html Acesso em: 3/07/2011
Com base nas informações do texto e do mapa CITE as bases de formação e consolidação das ZEE.
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(UNESP) Funcionamento de uma folha artificial
As folhas artificiais estão entre as tecnologias mais promissoras para um mundo mais limpo, pois podem tanto capturar o dióxido de carbono da atmosfera quanto transformá-lo em combustíveis limpos, além de gerar energia sob outras formas.
Essas folhas biomiméticas convertem o dióxido de carbono em combustível e decompõem a água em oxigênio e hidrogênio, tudo isso usando energia solar. Os dois processos ocorrem simultaneamente, mas um de cada lado de uma célula fotovoltaica: o oxigênio é produzido no lado “positivo” da célula e o combustível é produzido no lado “negativo”.
www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.
Comparando o processo de fotossíntese natural com o executado pelas folhas artificiais, constata-se que ambos
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia as informações a seguir:
Não se sabe com certeza de onde vieram as brincadeiras, mas acredita-se que o brincar existe desde o surgimento do homem, pois com qualquer objeto pode-se criar um brinquedo ou uma brincadeira.
Muitas brincadeiras que conhecemos hoje são antigas e foram sendo ensinadas de geração em geração.
Veja alguns exemplos:
As crianças chinesas que viveram há mais de 2200 anos já brincavam com pipas.
No Brasil, a pipa tornou-se conhecida por volta de 1600 e foi trazida para cá pelos portugueses.
As crianças que viveram no Egito há mais de 4000 anos já se divertiam brincando de cabo-de-guerra, também com bonecas feitas de madeiras e com piões feitos de um barro chamado argila.
Além disso, elas gostavam de jogar bola montadas uma sobre os ombros das outras.
Entre as crianças gregas que viveram há mais de 2500 anos, a diversão principal era rolar grandes aros de metal com as mãos. Elas também se divertiam brincando com ioiôs.
Já os garotos romanos que viviam há cerca de 2000 anos gostavam de brincar com bolinhas de gude coloridas e também de colecioná-las.
A) Quais das brincadeiras antigas citadas no texto existem até hoje?
B) Escolha uma brincadeira do passado que ainda existe hoje e explique a forma como ela é realizada nos dias atuais.
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A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos.
Esforço humano: com
Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo – ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão.
Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).
CARROUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela
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Um funcionário da Secretaria de Meio Ambiente de um município resolve apresentar ao prefeito um plano de priorização para a limpeza das lagoas da cidade.Para a execução desse plano,o prefeito decide voltar suas ações,primeiramente,para aquela lagoa que tiver o maior coeficiente de impacto,o qual é definido como o produto entre o nível de contaminação médio por mercúrio em peixes e o tamanho da população ribeirinha.O quadro mostra as lagoas do município e suas correspondentes informações.
A primeira lagoa que sofrerá a intervenção planejada será a
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Parmênides era exatamente o reverso de Heráclito. Para Heráclito o movimento e a mudança eram as únicas realidades; para Parmênides, o movimento era impossível e toda a realidade consistia numa substância única, imóvel, imutável.
GUTHRIE, William K. C. Os filósofos gregos: de Tales a Aristóteles. Lisboa: Proença, 1987. p. 42.
Ao estudar a realidade que observava, Parmênides pretendia compreender o(a)