Imagina la siguiente situación: Un(a) amigo(a) tuyo extranjero llega a Belo Horizonte y te llama por teléfono desde la “Praça Sete”, pidiéndote que le expliques cómo llegar a tu casa. Indícale el camino. Utiliza los verbos: tomar y bajar (autobús), girar, seguir en presente de indicativo.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A linha que dança
DEGAS, Edgar.Três estudos de uma dança,é parte da exposição Degas Drawings and Sketchbooks. Disponível em: <http://media.nj.com/entertainment_impact_arts/photo/9070346-large.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Edgar Degas foi um pintor do início do século XX que permaneceu muito pelos bastidores de ensaios e treinos de apresentações de dança. Naquela oportunidade, ele registrou por meio de desenhos, os movimentos de alongamento e passos das bailarinas.
Materiais
- Lápis grafite e borracha
- Papel com gramatura pequena
- Imagens de pinturas e desenhos de Degas disponíveis em: <http://mestres.folha.com.br/pintores/19/>.
e <https://www.youtube.com/watch?v=En4ds6Pc8Us>.Acesso em: 20 abr. 2015.
Procedimentos
1.º Professor, apresente desenhos e pinturas de Degas aos alunos, contextualizando as obras. Os endereços citados cima são da biografia e um vídeo do youtube respectivamente.
2.º Como segunda sugestão de atividade, peça a alguns alunos da sala que posem a fim de que os demais alunos façam um desenho de observação deles, em movimentos que imitam a dança. Se você se preparar previamente, pode até providenciar alguns lenços e saias para que as performances fiquem mais sugestivas.
3.º Solicite que os alunos representem, por meio de desenhos, alguns movimentos e passos de dança. Não é necessário ter exigência de similaridade, o importante é o exercício do olhar sobre a anatomia do corpo e sua mobilidade.
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO) Os que fiam e tecem unem e ordenam materiais dispersos que, de outro modo, seriam vãos ou quase. Pertencem à mesma linhagem FIANDEIRA CARNEIRO FUSO LÃ dos geômetras, estabelecem leis e pontos de união para o desuno. Antes do fuso, da roca, do tear, das invenções destinadas a estender LÃ LINHO CASULO ALGODÃO LÃ os fios e cruzá-los, o algodão, a seda, era como se ainda estivessem TECEDEIRA URDIDURA TEAR LÃ imersos no limbo, nas trevas do informe. É o apelo à ordem que os traz à claridade, transforma-os em obras, portanto em objetos humanos, iluminados pelo espírito do homem. Não é por ser-nos úteis LÃ TRAMA CROCHÊ DESENHO LÃ que o burel ou o linho representam uma vitória do nosso engenho; TAPECEIRA BASTIDOR ROCA LÃ sim por serem tecidos, por cantar neles uma ordem, o sereno, o firme e rigoroso enlace da urdidura, das linhas enredadas. Assim é que LÃ COSER AGULHA CAPUCHO LÃ que suas expressões mais nobres são aquelas em que, com ainda maior disciplina, floresce o ornamento: no crochê, no tapete, FIANDEIRA CARNEIRO FUSO LÃ no brocado. Então, é como se por uma espécie de alquimia, de álgebra, de mágica, algodoais e carneiros, casulos, LÃ TRAMA CASULO CAPUCHO LÃ campos de linho, novamente surgissem, com uma vida menos rebelde, porém mais perdurável.
LINS, O. Nove, novena: narrativas. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
No trecho, retirado do conto Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins, a fim de expressar uma ideia relativa à literatura, o autor emprega um procedimento singular de escrita, que consiste em
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(UECE) Considerando alguns dos principais eventos realizados sobre clima e desenvolvimento sustentável, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Agenda 21
2. Carta da Terra
3. IPCC
Coluna II
( ) Organização ligada à ONU e criada a partir do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. Tem, dentre os seus objetivos, o estudo do clima da Terra.
( ) Reúne parte dos maiores estudiosos sobre o aquecimento global.
( ) Vários países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram este documento que constitui uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”.
( ) Pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
( ) Tem como um dos seus princípios respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade, reconhecendo que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | A. Cálculos Químicos
(UFPB) Recentemente, foram divulgados pela imprensa local (Jornal Correio da Paraíba de 03/07/2011) resultados de uma pesquisa sobre a poluição atmosférica causada pela emissão de CO2 por veículos automotores que circulam em João Pessoa. Segundo esses resultados, para neutralizar os efeitos dessa poluição, seria necessário que a área de Mata Atlântica fosse cinco vezes maior que a existente na Paraíba. Ainda segundo a pesquisa, num trajeto de ida e volta na Avenida Epitácio Pessoa, totalizando 20 km, um automóvel chega a liberar 3 kg de CO2. Nesse contexto, considere que essa massa equivale a 68 mol de CO2 e que essa quantidade é transformada pela fotossíntese em igual quantidade de matéria de O2.
Com base nessas considerações, é correto afirmar que, nas CNTP, o volume de O2 produzido nessa transformação é
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(UECE) A biosfera é constituída