Texto base: 11106706
Texto introdutório O Brasil é um país com grande diversidade de biomas, cada um com suas particularidades e importância para a manutenção da vida no planeta. Entre eles, destacam-se a Amazônia, a Caatinga, a Mata Atlântica, o Cerrado, os Campos Sulinos e o Pantanal. Conhecer e preservar esses biomas é essencial para garantir um futuro sustentável para o país e para o mundo.
Enunciado:
Qual é o bioma brasileiro que possui a maior diversidade de espécies vegetais e animais? Explique por que ele é tão importante e cite duas espécies típicas desse bioma.
Questões relacionadas
- Filosofia | 6. Temática
O cidadão não pode recusar-se a pagar os impostos que lhe são exigidos; a crítica insolente de tais impostos no momento em que ele tem a obrigação de pagá-los pode até ser punida como um escândalo (que poderia provocar rebeliões gerais). Mas não está em contradição com seu dever de cidadão se, enquanto erudito, ele manifesta publicamente sua oposição a tais imposições inoportunas ou mesmo injustas.
Immanuel Kant. Resposta à pergunta: o que é o Esclarecimento?
Não pago há seis anos o imposto individual, pré-requisito para votar. Por causa disso, certa vez fui colocado na prisão, onde passei uma noite. E, enquanto contemplava as paredes de rocha sólida, com dois ou três pés de espessura, a porta de madeira e ferro de um pé de espessura e a grade de ferro que filtrava a luz, não pude deixar de me espantar com a insensatez daquela instituição que me tratava como mero amontoado de carne, sangue e ossos a ser trancafiado. (...) Percebi que, se havia uma parede de pedra entre mim e meus concidadãos, havia um muro ainda mais difícil de transpor ou travessar para que eles fossem tão livres quanto eu. (...) Desse modo, o Estado nunca confronta intencionalmente a consciência, intelectual ou moral, de um homem, mas apenas seu corpo, seus sentidos. Não dispõe de inteligência ou honestidade superiores, mas só de força física maior. Não nasci para ser coagido. Respirarei à minha própria maneira. Vamos ver quem é mais forte.
Henry D. Thoreau. A desobediência civil. Porto Alegre: L&PM (com adaptações).
Tendo como referência os textos precedentes, de Immanuel Kant e Henry David Thoreau, julgue o item que se seguem.
Depreende-se que, para os autores dos textos, o conceito de liberdade está relacionado ao uso da razão.
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Leia as informações e analise a figura a seguir.
Dois cães de guarda estão presos por correntes em dois cantos distintos de um terreno, como mostra a figura. Sabendo que as correntes medem 5 m cada, quando esticadas, calcule quantos metros quadrados do terreno, aproximadamente, estão fora do alcance dos dois cães.
Considere:
= 3
Fonte da Imagem: Site: www.moderna.com.br Acesso: 28/06/2011
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
http://ednaldoluis.blogspot.com/2009/07/relacoes-de-trabalho.html. Acesso em 13/11/2010
No capitalismo, o trabalhador
- Geografia | 5.3 Urbanização
Considerando que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o acesso à água como um direito universal, julgue o item a seguir.
A urbanização, a desigualdade socioespacial e a pobreza, em conjunto com as mudanças climáticas, são fatores que dificultam o acesso à água em diversos países ricos e pobres.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
A religião dos romanos era politeísta e antropomórfica com nítidas influências das crenças etrusca e grega. Ao dominar grande parte do mundo conhecido, os romanos entraram em contato com diversas religiões e tiveram por elas grande respeito. Algumas chegaram a erigir seus templos na própria cidade de Roma. O Panteão, ou conjunto de deuses, dos romanos chegou a incorporar alguns dos deuses gregos, com nomes trocados para nomes latinos, mas com mesmos atributos. [...] Os romanos expressavam sua devoção aos deuses com oferendas nos templos e, em santuários domésticos, aos deuses lares, embora fizessem também procissões, rezas e sacrifícios públicos.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 87.(Fragmento)
O autor procura evidenciar que a religião dos romanos na antiguidade