Texto base: A tabela a seguir compara os diferentes grupos de vertebrados em algumas de suas características. Esses grupos apresentam uma forte relação de parentesco evolutivo. A história deles remonta à história da conquista do ambiente terrestre. Com base nesta tabela, responda à questão.
Enunciado:
Assinale a alternativa incorreta.
Questões relacionadas
- Física | C. Indução Eletromagnética
(EPCAR AFA) Numa região onde atua um campo magnético uniforme B vertical, fixam-se dois trilhos retos e homogêneos, na horizontal, de tal forma que suas extremidades ficam unidas formando entre si um ângulo q.
Uma barra condutora AB, de resistência elétrica desprezível, em contato com os trilhos, forma um triângulo isósceles com eles e se move para a direita com velocidade constante V, a partir do vértice C no instante t0 = 0 conforme ilustra a figura abaixo.
Sabendo-se que a resistividade do material dos trilhos não varia com a temperatura, o gráfico que melhor representa a intensidade da corrente elétrica i que se estabelece neste circuito, entre os instantes t1 e t2, é:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Leões cercam, em silêncio, gazelas que bebem água tranquilamente em um lago qualquer. De repente, o grupo percebe a presença do inimigo e sai em disparada. Mas os leões avançam em velocidade, até que uma presa é rendida e, em questão de tempo, após ter alimentado uma família de leões, sua carcaça é eliminada por abutres e pela natureza. Os gráficos acima descrevem as populações de leões — g(t) — e de gazelas — f(t) — ao longo do tempo — t —, em escala linear.
Tendo como base as informações do gráfico e do texto acima, julgue o próximos item, com relação à situação descrita no texto.
A população descrita pela função g(t) começa a diminuir no instante em que a população descrita pela função f(t) atinge o menor valor. Com isso, em alguns momentos, ocorre uma redução do número de predadores, o que implica o aumento da população de presas.
- História | 5.1 Expansão Marítima
(ENEM 2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: "Diversidade na educação: reflexões e experiências". Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que
- Língua Espanhola | 2. Gramática
Ciudad de Dios
[1] Ciudad de Dios resulta un fresco social, un film de iniciación
y también un film apocalíptico. La durísima realidad de las favelas y los
barrios más carenciados de Brasil ha sido llevada al cine en varias
[4] ocasiones, tal vez la más célebre haya sido Orfeo Negro, en clave
Romántica. Algo de ese romantismo subsiste bajo la cruda violencia
de Ciudad de Dios, que relata la trayectoria de varios chicos habitantes
[7] del barrio llamado así ¿paradójica, irónicamente? e situado nas últimas
afueras de Río de Janeiro. En este caso no se trata de estrechas calles
Colgadas de los morros sino de una urbanización construída en los años
[10] '60 con el propósito de albergar familias sin vivienda, y que en poco
tiempo devino ciudad marginal regida por sus propias leyes e
impenetrável a quienes no fueren sus residentes. Los chicos de Ciudad
[13] de Dios juegan al fútbol como todos los chicos brasileños, pero el
tiempo les enseñará que es muy difícil transitar cualquier camino que
no pase por el delito: la película nos muestra a través de dos décadas por
[16] Qué muchos eligen el tráfico de droga, el robo y el asesinato mientras
unos poços intentan alejarse de ese mundo cerrado.
Narrado en primera persona desde el punto de vista de
[19] Buscapé, uno de los jóvenes habitantes del barrio, el film tiene la
Estructura de un relato enmarcado: las imágenes iniciales, en un montaje
agilísimo de impresionantes tomas de muerte y cacería en la Ciudad de
[22] Dios anuncian el nivel de barbarie de lo que vendrá. Sigue con la
Prehistoria del Barrio en los '60 y la creciente criminalidad de los niños
comandados por un precoz muchachito, quien en los '70 se ha
[25] Transformado en el jefe de una banda. Comparten el barrio con otra
Pandilla, en sorda convivencia competitiva. Paulatinamente, el crimen
se hace más implacable, el tráfico más pesado, los mafiosos son cada
[28] vez más jóvenes. Cuando uno de los jefes se enamora e intenta eludir
su destino trágico, colapsa una paz forzosa y frágil, y sobreviene una
ola de muertes sangrientas, infames, vengativas.
[31] El tratamiento de la imagen, de la violencia está en este caso
al servicio de la puesta en escena de la dura realidad de la marginación
en Latinoamérica. Lo que más impacta del film de Fernando Meirelles
[34] es el testimonio de toda una nueva generación familiarizada con el
crimen, de chicos que matan a la edad de empezar a leer, de bandas de
vocês que instalam um ola de terror e quedan como amos
[37] Despiadados de ESE Microcosmos. El protagonista vive su destino
permanentemente cruzado com o seu tamanho. Si éstos decidieron
disparar las armas, Buscapé eligió disparar una cámara de fotos, y si
[40] demuestra ser un inepto total para el crimen, su condición de oriundo de
la favela lo coloca en una posición inmejorable para registrar como
fotógrafo las luchas en esos barrios herméticos. Meirelles presenta una
[43] Sutil observación de los diferentes grupos, tratando a sus personajes
como tipologías representantes de un ámbito social.
Internet: <www.cineismo.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo ítem
En el texto el vocablo "fresco" (l.1) puede ser sustituido por desvergonzado sin alterar el sentido ni la corrección gramatical.
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UERJ)
A pintura histórica alcançou no século XIX importante lugar no projeto político do Segundo Reinado. Esse gênero artístico mantinha intenso diálogo com a produção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por meio da pintura histórica, forjou-se um passado épico e monumental, em que toda a população pudesse se sentir representada nos eventos gloriosos da história nacional. O trabalho de Araújo Porto-Alegre como crítico de arte e diretor da Academia Imperial de Belas Artes possibilitou a visibilidade da pintura histórica com seus pintores oficiais, Pedro Américo e Victor Meirelles
CASTRO, Isis Pimentel de. Adaptado deperiodicos.ufsc.br.
Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de: