Lee este trecho del e-mail que recibiste de tu amigo sobre la fiesta de cumpleaños:
Tengo una duda terrible… Todos los años invito a mis compañeros de la empresa, pero no quiero invitar a mis compañeros de la empresa. ¿Qué hago? ¿Invito a mis compañeros de la empresa? Además, el año pasado no llamé a mi tía Carmen y tengo que llamar a mi tía Carmen. Pero perdí la dirección de la tía Carmen. ¿Qué hago? ¡Mi prima está con un novio que es un pesado! ¿Qué hago? ¿Invito al novio de mi prima o ni llamo al novio de mi prima?
Enunciado:
Haynmuchas repeticiones, ¿verdad? Rescribe el texto evitando las repeticiones. Usa los pronombres complemento y/o los posesivos.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
“Liberdade não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simon Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres. Mas, principalmente, nações livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, que alcançou a independência da França em 1804, a liberdade, antes de tudo, representava o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses. Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próximo da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana clamavam por terra para os deserdados.”
Maria Ligia Prado. A formação das nações latino-americanas.
Disponível em: http: //www.dialetico.com/historia_2/historia_28.pdf. Acesso em: nov. 2011.
O texto refere-se aos diversos significados da Liberdade no contexto da Independência da América Espanhola. Explique-os.
- História | 6.08 Imperialismo
(UFU)
O caos e a violência no Zimbábue podem ser examinados como uma metáfora dos flagelos que fazem da África o continente com a maior concentração de países miseráveis.
(Revista Veja, 2 de julho, 2008, p. 97)
Podemos considerar que o neocolonialismo do século XIX sujeitou os países da África a essa miséria, justificado no princípio do(da)
- História | 5.2 Renascimento Cultural
TEXTO I
"Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. ...homem de engenho e artes inesgotáveis... soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento... sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem...."
(ANTÍGONA, Sófocles, 497 - 406, a.C.) VOTO2022
TEXTO II
"Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas.... Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre arbítrio, a cujo domínio te confiei.... Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira das superiores, que são as divinas."
(SOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM, Pico della Mirandola, 1463 - 1494) VOT2022
O texto I foi escrito na Grécia Antiga, antes de Cristo, enquanto o texto foi escrito na época da Renascimento Cultural. Embora escritos com diferença de cerca de 2 mil anos, os textos apontam o ser humano como
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UEPB) Analise as proposições apresentadas sobre os Fungos e, em seguida, classifique-as em (V), para as Verdadeiras ou (F), para as Falsas.
( ) Os fungos podem se reproduzir de modo sexuado onde teremos, de forma geral, a plasmogamia seguida pela cariogamia ou assexuada, podendo ocorrer por fragmentação do micélio, por brotamento ou por esporulação.
( ) Os cogumelos e as orelhas-de-pau são exemplos de corpos de frutificação de algumas espécies de fungos, sendo formados por agrupamentos compactos de hifas especiais, relacionadas aos processos de reprodução sexuada destes organismos.
( ) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos ramificados denominados micélios, os quais contêm o material celular do fungo. O conjunto de micélios forma a hifa, que constitui o corpo do fungo.
( ) São organismos fundamentais no processo de ciclagem de matéria na natureza, pois as espécies sapróbias, juntamente com certas bactérias, desempenham o papel de decompositores.
( ) São organismos eucarióticos, autotróficos, uni ou multicelulares, que se nutrem por absorção e tem o glicogênio como substância de reserva.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
A anemia falciforme nasce de alterações de dois genes responsáveis pela produção da hemoglobina. Juntos, ao invés de produzir a hemoglobina “A” normal, produzem a hemoglobina “S” (HbS). A hemoglobina é uma proteína que está dentro da célula chamada glóbulo vermelho. A HbS, em situações de diminuição de oxigênio no corpo, fica rígida e faz com que o glóbulo vermelho adquira a forma de foice e inicie o processo que resulta em toda a sintomatologia da doença.
Disponível em: http://www.abhh.org.br. Acesso em: 24 nov. 2018.
As moléculas mencionadas são estruturalmente diferentes por causa do(a)