(UFJF) As Figuras 1, 2, 3, 4 e 5, a seguir, mostram a história tectônica da Terra nos últimos 250 milhões de anos de tempo geológico. Cada era, período e época da história geológica da Terra teve uma distribuição de terra e mar, com regiões climáticas, vegetação e fauna distintas, caracterizando uma geografia física diferente da que presenciamos hoje.
Com base nas figuras apresentadas, responda: Qual das formas representa o Continente Pangea?
Questões relacionadas
- Química | A. Cálculos Químicos
Nos períodos mais frios do ano, algumas pessoas utilizam o ácido ascórbico, na forma efervescente, em virtude dos benefícios que essa vitamina traz ao organismo. Também conhecido como vitamina C, o ácido ascórbico evita o escorbuto e fortalece o sistema imunológico. Nas Grandes Navegações, os marinheiros não dispunham de frutas frescas e adoeciam devido à carência dessa substância. A estrutura molecular do ácido ascórbico é representada abaixo.
São conhecidas as massas molares do hidrogênio (1 g/mol), carbono (12 g/mol) e do oxigênio (16 g/mol). Considerando um comprimido de vitamina C com 0,88 g de ácido ascórbico puro o valor da concentração molar desse ácido em um copo com água que forme 500 mL de solução é próximo de:
- Química | 1.1 Introdução à Química
Para preparar o vinho de laranja, caldo de açúcar é misturado com suco de laranja, e a mistura é passada em panos para retenção das impurezas. O líquido resultante é armazenado em garrafões que são tampados com rolhas de cortiça. Após oito dias de repouso, as rolhas são substituídas por cilindros de bambu e, finalmente, após dois meses em repouso ocorre novamente a troca dos cilindros de bambu pelas rolhas de cortiça.
RESENDE, D. R.; CASTRO, R. A.; PINHEIRO, P. C. O saber popular nas aulas de química: relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio.
Química Nova na Escola, n. 3, ago. 2010 (adaptado).
Os processos físico e químico que ocorrem na fabricação dessa bebida são, respectivamente,
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Falava-se, antes, de autonomia da produção para significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).
O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)
- Química | 2.5 Oxirredução
(UNEAL)
3H2S (g) +8HNO3(aq) → 3H2SO4(aq) + 8NO (g) + 4H2O (l)
A reação entre o sulfeto de hidrogênio, H2S (g), e o ácido nítrico, HNO3(aq), produz ácido sulfúrico, H2SO4(aq), e o monóxido de nitrogênio, NO (g), de acordo com a reação representada pela equação química.
Considerando as propriedades das substâncias químicas e a reação de oxirredução representada pela equação química, é correto concluir:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Embora houvesse repressão, com muitas prisões e torturas, durante o período da ditadura, a imagem que os generais passavam era a de um país organizado e tranquilo. Assim, a propaganda oficial do regime exagerava os aspectos positivos do país e propositalmente escondia a violência praticada pelo Estado.
Os militares criaram uma frase para divulgar suas ideias: “Brasil: ame-o ou deixe-o”.
O que o governo queria transmitir aos brasileiros com esse lema? E era isso o que acontecia?