Analise o gráfico a seguir.
Disponível em: <http://revistaestudospoliticos.com>. Acesso em: 30. Out. 2012
De acordo com o gráfico, o continente com megatendência de concentração populacional é a
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Na cidade de São Paulo, temos observado, na época chuvosa e com ventos, várias árvores de grande porte tombadas. Essas árvores, geralmente, estão enfraquecidas pelo ataque de cupins que se alimentam da celulose do vegetal. A digestão da celulose, no aparelho digestório do cupim só é possível porque eles possuem protozoários produtores de celulase, enzima que digere a celulose.
Os relacionamentos entre árvore e cupim e cupim e protozoário são considerados, respectivamente.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIT)
O problema de saúde pública representado pelo “A. aegypti” agora é ainda mais grave, já que o mosquito pode transmitir outro vírus já registrado no país, o Chikungunya. Vários fatores têm contribuído para a ocorrência de surtos localizados ou amplas epidemias causadas por arbovírus – termo derivado da denominação, em inglês, dos vírus transmitidos por artrópodes (arthropod-borne virus). São exemplos o enorme deslocamento de pessoas em todo o planeta, a rapidez das viagens,a expansão da ocupação humana, a destruição de ambientes naturais e o aquecimento global. Além disso, o genoma dos arbovírus, composto por ácido ribonucleico (RNA), apresenta alta taxa de erros em sua replicação, aumentando a frequência de mutações que podem facilitar a adaptação desses vírus a variadas condições.
(SANTOS, 2015)
A presença de RNA, como molécula informacional do vírus:
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://www.pinterest.co.kr. Acesso em: 07 fev. 2020 (FAF).
Pesquisas acadêmicas costumam deixar os estudiosos preocupados com a conclusão dos resultados. Na tirinha acima, utilizando da linguagem verbal e da linguagem não verbal, podemos inferir que
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO) Um dos teóricos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial da democracia real (não da democracia ideal, que não existe em lugar algum) o método da seleção dos lideres, ou seja, a eleição. Exemplar, neste sentido, é a afirmação de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasião de uma eleição de 1902: "A cabine eleitoral é o templo das instituições americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar".
BOBBIO, N. Teoria Geral da política. Rio de Janeiro: Elsovior, 2000 (adaptado).
As metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.5 Preposição
Texto base: Furto de flor Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me: – Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
ANDRADE, Carlos Drummond. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009. p. 88.
Enunciado:
A preposição é um termo de ligação entre duas palavras e é invariável. Verifica-se uma ocorrência da preposição “a” no trecho: