Analise a pirâmide alimentar a seguir.
Disponível em: <http://www.cm-vfxira.pt/files/3/multimedias/20080506163338813457.png>. Acesso em: 17 mar. 2014.
A pirâmide revela que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Coincindindo com o Dia Internacional dos Direitos da Infância, foram apresentados diversos trabalhos que mostram as mudanças que afetam a vida das crianças. Um desses estudos compara o que sonham e brincam as crianças hoje em relação Ás dos anos 1990. E o que se descobriu é que as crianças têm agora menos lazer estão mais sobrecarregadas por deveres e atividades extracurriculares do que as de 25 anos atrás. As crianças de hoje não só dedicam menos tempo para brincar, como também quando brincam, a maioria não o faz com outras crianças no parque, na rua ou na praça, mas em casa e muitas vezes sozinhas. E já não brincam tanto com brinquedos, mas com aparelhos eletrônicos, entre os quais predomina o jogo individual com a máquina.
OLIVIA, M. P. O direito das crianças ao lazer... e a crescer sem carências. El País, 20 nov. 2015 (adaptado)
O texto indica que as transformações nas experiências lúdicas na infância
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Vitor possui um arame flexível de 36 centímetros de comprimento. Dobrando esse arame ele consegue construir formas geométricas, como por exemplo, um retângulo não quadrado, um quadrado e um triângulo equilátero. Desenhe cada uma dessas figuras no espaço abaixo, indicando quanto mede cada um dos lados.
Dica: Triângulo equilátero é o nome que se dá aos triângulos que possuem as medidas de todos os lados iguais.
Retângulo não quadrado Quadrado Triângulo equilátero
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A produção de aço envolve o aquecimento do minério de ferro, junto com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma série de reações de oxirredução. O produto é chamado de ferro-gusa e contém cerca de 3,3% de carbono. Uma forma de eliminar o excesso de carbono é a oxidação a partir do aquecimento do ferro-gusa com gás oxigênio puro. Os dois principais produtos formados são aço doce (liga de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gás carbônico. As massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são, respectivamente, 12 g/mol e 16 g/mol.
LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 1999 (adaptado).
Considerando que um forno foi alimentado com 2,5 toneladas de ferro-gusa, a massa de gás carbônico formada, em quilogramas, na produção de aço doce, é mais próxima de
- História - Fundamental | 3.1 Diversidade dos Povos Indígenas
DIFERENTE, MAS IGUAL
Hoje, existem muitos índios que vivem em casas que têm luz elétrica e som. Já somam 5 (cinco) mil os índios matriculados em universidades, estudando Medicina e Direito, por exemplo; e 20 mil os professores indígenas que ensinam nas línguas que falam. “O que caracteriza ser índio ou não é o jeito de viver, que está muito ligado a símbolos: por exemplo, o jeito de eles explicarem como acontecem os fenômenos da natureza, como os trovões, a chuva... é tudo mitológico”, diz a professora. Ela conta, ainda, que mitos não são mentirinhas, mas são as maneiras com que cada tribo explica o mundo, é a ciência delas. “Um índio não deixa de ser índio porque tem carro”, defende. Os índios mantêm um espírito de continuidade, voltam às suas terras para fazer seus rituais. Alguns ainda vivem caçando e pescando como fizeram na vinda dos portugueses; outros vivem em contato com os brancos, mas preservam sua cultura. O contato com outras culturas leva à adaptação. [...]
Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_449278.shtml>. Acesso: 21 out. 2015.
a) O índio que dirige carro, vê televisão, usa celular, vive na cidade, estuda em uma universidade deixa de ser índio? Justifique a sua resposta.
b) Em relação aos direitos dos indígenas, cite as vantagens deles estudarem e exercerem as mais diversas profissões na sociedade brasileira, inclusive a de ensinarem outros índios na língua em que falam.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Após a assinatura da Lei Áurea, os descendentes de africanos escravizados conquistaram a liberdade, mas não a cidadania.
A) Comente uma das dificuldades enfrentadas pelos ex-escravos para serem integrados à sociedade como sujeitos livres.
B) Atualmente, essa dificuldade permanece? Justifique sua resposta.