Texto base: Leia, com atenção, o sumário de uma revista de circulação nacional em Portugal para responder a questão. Disponível em: <http://www.psvsite.com/galeria/>. Acesso em: 25 out. 2009 (Fragmento).
Enunciado:
O público-alvo da revista são profissionais de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: www.defensoriapublica.mt.gov.br. Acesso em: 29 out. 2021 (adaptado).
Esse anúncio publicitário, veiculado durante o contexto da pandemia de covid-19, tem por finalidade:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão.
Texto 1
Acesso sem qualidade
[...]
Mesmo nos tempos atuais, em que a inovação tecnológica nos surpreende diariamente, onde há modernização de processos e evolução constante do pensamento social, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade do ensino.
Nos últimos anos, diversos esforços para aumentar o acesso dos brasileiros à educação foram feitos, é preciso reconhecer. A criação de universidades públicas, escolas técnicas e disponibilidade de bolsas parciais ou integrais representaram um grande avanço. Mas essas ações, além de ignorarem o quesito qualidade, focaram no ensino técnico ou superior, de responsabilidade do governo federal, enquanto a educação básica, de responsabilidade de estados e municípios, recebeu investimentos bem mais modestos. E assim, os pontos mais fracos do ensino público brasileiro continuam a ser os ensinos fundamental e médio. [...]
Neste sentido, a educação de qualidade pode ser vista como mais um bem onde o acesso é privilégio de poucos. Quebrar esse conceito é parte fundamental do processo de diminuição da desigualdade social e econômica no país, e está associado diretamente com a maior produção de riquezas e do desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Jornal da Manhã. Ijuí, 23/12/2015. Disponível em: <www.jmijui.com.br/publicacao-22000-Acesso_sem_qualidade.fire>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Texto 2
Educação patina em gestão ineficiente
Dificuldades no equacionamento de demandas educacionais, relativas ao ensino em si ou relacionadas a investimentos públicos no setor, não são novidade. O Brasil tem um contencioso crônico que os números sistematicamente apontam. Em geral, soluções sugeridas para enfrentar os problemas passam pelo mantra de que, para se desenvolver, a educação precisa ser irrigada por mais verbas. Criterioso, o estudo da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] tem substância para, por meio de análises mais profundas, mostrar que essa é, no máximo, uma meia-verdade — ou uma meia-mentira. Assim como consagra a facilidade da frieza dos números, o levantamento fornece combustível também para pôr em xeque esse tipo de solução mágica.
O gasto público em educação básica no Brasil tem se situado, nesta década, na média de 5,6% do PIB (a meta é 10%). Parece pouco, mas é um índice superior à média da OCDE (4,7%), e o quinto maior entre os países e parceiros da organização com dados disponíveis. E, reconhecidamente, fatias cada vez maiores do orçamento total são destinadas ao setor. Ou seja, a irrigação não é insuficiente; o que visivelmente falta é melhorar a colheita. Cai-se no terreno da gestão. O país aplica mal as verbas destinadas à educação, é evidente. A atenção dada, por exemplo, ao ensino básico continua falha, apesar dos avanços, e isso se reflete em toda a cadeia de ensino.
[...]
O Globo. 28/11/2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/
educacao-patina-em-gestao-ineficiente-18164446>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Vocabulário:
Mantra – na cultura indiana, fórmula (sílaba, palavra ou verso) pronunciada repetidamente.
Assinale a afirmação correta sobre os dois editoriais.
- Geografia - Fundamental | 01. Regionalização
A palavra _______________, corresponde a um país soberano, politicamente organizado em um território. Qual dos termos abaixo preenche corretamente a lacuna?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças do 2º ano foram desafiadas a descobrirem o caminho mais curto para chegarem ao final da trilha passando apenas pelos números ímpares.
Enunciado:
A) Qual caminho elas deverão percorrer? Registre a sequência numérica.
B) Organize os números da sequência que você registrou em ordem crescente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Você conhece a história de João e Maria?
João e Maria estavam perdidos na floresta e sentiam muita fome. De repente, viram uma linda casinha. Foram chegando perto, encantados com o que viam. O telhado era de chocolate, as paredes de bolo confeitado e as janelas de jujuba.
— Viva! — gritou João. E correu para comer um pedaço do telhado, enquanto Maria enchia a boca de bolo e glacê.
Ouviu-se, então, uma voz aguda e estridente que veio do interior da casinha.
Da porta daquela linda casinha surgiu uma velhinha que, aos poucos, revelou-se uma bruxa malvada e perigosa.
Adaptado por Cidinha Buliani.
Confeitado: enfeitado.
Estridente: penetrante, ruidoso.
Revelou-se: mostrou-se.
O que João e Maria encontraram na floresta quando estavam perdidos e com fome?