A MÃE DE ANINHA É COSTUREIRA.
Disponível em < https://image.shutterstock.com/image-vector/woman-seamstress-work-on-sewing-600w-628382981.jpg>. Acesso em: 06/06/2019.
QUE INSTRUMENTO DE MEDIDA A MÃE DE ANINHA USA PARA TIRAR AS MEDIDAS DE SUAS CLIENTES?
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
O café tem origem na região onde se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diago. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma "bebida verdadeiramente cristã".
THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).
A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(BAHIANA)
I. SiO2(s) + C (s) → Si (ℓ) + CO2 (g)
II. Si (s) + 3HCl (g) → H2(g) + SiHCl3(g)
O silício utilizado em semicondutores deve ter um elevado grau de pureza, inicialmente, é obtido impuro a partir da reação do dióxido de silício com carbono, a aproximadamente 1 900°C, de acordo com a reação representada pela equação química I. O silício, assim obtido, é resfriado a 300°C e reage com o cloreto de hidrogênio para produzir, principalmente, o triclorossilano, SiHCl3, – equação química II – que pode ser separado de outros compostos por destilação. O silício de maior pureza é obtido pela redução do triclorossilano com hidrogênio, reação inversa da que é representada na equação II.
LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, e. 5, 1999, p. 34. Adaptado.
Considerando-se as informações do texto, os conhecimentos de Química e as equações químicas I e II, é correto afirmar:
- Arte | 5. Idade Moderna
TEXTO I
JÚNIOR, A. Caipira picando fumo, 1893. Óleo sobre tela, 202 cm x 141 cm.
TEXTO II
Caipira Picando Fumo é uma das obras marcantes do pintor brasileiro Almeida Júnior, um dos responsáveis por introduzir o homem brasileiro na pintura e em razão disso, sua obra está repleta de tipos que nos são bastante comuns. [...] O caipira é a única figura humana a fazer parte do quadro. Ele é um homem de meia idade, forte, de rosto marcado pela dureza da vida, que usa uma camisa branca de mangas compridas que vão até o punho, com uma abertura em forma de V no peito, e uma calça amarronzada, gasta, com a barra dobrada quase no meio da perna. [...] O homem encontra-se calmamente sentado sobre toras, em frente ao paiol feito de taipa, picando seu pedaço de fumo com uma enorme faca, prestando atenção no que está fazendo. [...] A obra chama a atenção não só para o estudo dos costumes, mas, sobretudo para a questão natural da existência do caboclo nas terras do interior paulista.
Disponível em: https://www.historiadasartes.com. Acesso em: 21 ago. 2020.
O retrato da atmosfera e do ser humano em sua essência inspirou vários artistas, entre eles, um brasileiro, o paulista Almeida Júnior (1850-1899). Com base nas temáticas e na escolha de cores por parte do pintor, podemos dizer que sua obra tem relação com o movimento
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola é uma instituição muito antiga e já passou por inúmeras transformações. Numere os fatos relacionados à história da escola no Brasil do mais antigo para o mais atual:
( ) As escolas atendem às crianças das famílias mais ricas.
( ) O governo cria escolas para atender a crianças de todas as classes sociais.
( ) Os padres jesuítas fundam as primeiras escolas com a finalidade de ensinar a religião católica aos índios.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIT) O fenômeno de aquecimento global está diretamente associado: