Material necessário:
Imagem disponível em: http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=79 Acesso em 17 mar. de 2015.
- Água e panos de limpeza.
- CDs fora de uso (um para cada criança).
- Cola de isopor.
- Copinhos de café descartáveis para as tintas.
- Pincéis para pintura.
- Primer para metais, pet e vidros. Se não encontrar o produto, trabalhar com a cola colorida e avisar às crianças de que a tinta não ficará por muito tempo no objeto, e que para melhor conservação, elas devem evitar tocar muito no CD, depois de pintado.
- Tinta para artesanato ou cola colorida. O bastante para que as crianças decorem seu pião.
- Um lápis para cada criança.
- Uma bolinha de isopor, do tamanho aproximado de uma bolinha de pingue pongue, para cada criança. As bolinhas devem ser furadas ao meio para o encaixe do lápis.
Procedimentos
1º. Preparar os CD’s para serem pintados, passando uma demão de primer dos dois lados com antecedência.
2º. Preparar as mesas para uma aula de pintura. Entregar um CD e uma bolinha de isopor para cada criança, já com o lápis encaixado. 3º. Estas deverão pintar totalmente a bolinha de isopor e decorar o CD, de acordo com sua criatividade.
3º. Esperar a tinta secar bem e prender a bolinha com o lápis em um dos lados do CD, utilizando a cola de isopor. lembre-se que parte do lápis deve ficar na parte de baixo do CD.
4º. Agora é só esperar secar bem e promover um campeonato de pião, no qual as crianças poderão apreciar o girar de seus brinquedos e se divertir bastante.
5º. Após o momento de descontração, sentar-se com elas em uma roda e explorar bastante o brinquedo e a brincadeira, perguntando o que chamou mais atenção na hora em que estavam brincando: a forma do pião? A ponta que toca o chão? Se seria possível fazer um pião com um objeto que não fosse redondo? Se o pião pode dar a ideia de um ponto? E outras observações pertinentes ao tema.
Imagem de pião com material reaproveitável - Disponível em: http://tiatatimaluquinha.blogspot.com.br/2013/08/brinquedos-piao-de-papelao.html Acesso em 17 mar. de 2015.Adaptação da autora.