Analise a imagem que apresenta os componentes do sistema imunológico humano.
Disponível em: http://www.teucorpo.com.br/wp-content/uploads/2011/08/sistema-imunologico-humano.jpg. Acesso em: 29 mar. 2012.
Associe as estruturas do sistema imunológico com as suas respectivas funções.
1- TIMO
2- LINFONODOS
3- MEDÚLA ÓSSEA
4- BAÇO
( ) amadurecimento de células de defesa.
( ) realiza a proteção imunitária primordial.
( ) filtração da linfa e amadurecimento de
células de defesa.
( ) produção de células de defesa.
A alternativa que apresenta a sequência com a associação correta é
Questões relacionadas
- Biologia | 10.5 Cordados
Um menino apaixonado por peixes resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, espécie marinha), peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Todas as espécies foram colocadas no mesmo aquário, que estava preenchido com água de torneira desclorada. As duas espécies marinhas incharam e morreram rapidamente, e apenas o peixe-dourado sobreviveu. Depois do ocorrido, o menino descobriu que os indivíduos das duas espécies marinhas morreram, porque a água do aquário funcionava como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais, ocorrendo um __________________________ que causou o inchaço por __________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(UCS) O Brasil tem um grande potencial em sua rede hidrográfica, por apresentar rios caudalosos, grande volume d’água, predomínio de rios perenes, de foz em estuário, de regime pluvial de drenagem exorreica, de grande potencial hidráulico e outros. Observe o mapa das bacias hidrográficas brasileiras.
A linha que vai de “A” a “B” passa sobre três bacias hidrográficas, que são
- Língua Portuguesa
Entre as situações linguísticas que o português já viveu em seu contato com outras línguas, cabe considerar uma situação que se realiza em nossos dias: 4aquela em que ele é uma língua de emigrantes. 9Para o leitor brasileiro, 18soará talvez estranho que falemos 5aqui do português como uma língua de EMIGRANTES, pois o Brasil foi antes de mais nada um país para 6o qual se dirigiam em massa, durante mais de dois séculos, pessoas nascidas em vários países europeus e asiáticos; assim, para a maioria dos brasileiros, a 19representação mais natural é a da convivência no Brasil com IMIGRANTES vindos de outros países. Sabemos, 10entretanto, que, nos últimos cem anos, muitos falantes do português foram buscar melhores condições de vida, 11partindo não só de Portugal para o Brasil, mas 12também desses dois países para a América do Norte 13e para vários países da Europa: em certo momento, na década de 1970, viviam na região parisiense mais de um milhão de portugueses – uma população superior 21à 7que tinha então a cidade de Lisboa. Do Brasil, têm 1__________ nas últimas décadas muitos jovens e trabalhadores, 20dirigindo-se aos quatro cantos do mundo.
A existência de comunidades de imigrantes é sempre uma situação delicada 22para os próprios imigrantes e 23para o país que os recebeu: 14normalmente, os imigrantes vão a países que têm interesse em 15usar sua força de trabalho, mas qualquer oscilação na economia faz 24com que os nativos 2__________ 8sua presença como indesejável; as diferenças na cultura e na fala podem alimentar preconceitos e desencadear problemas reais de diferentes ordens.
16Em geral, proteger a cultura e a língua do imigrante não 17é um objetivo prioritário dos países hospedeiros, mas no caso do português tem havido 3__________. Em certo momento, o português foi uma das línguas estrangeiras mais estudadas na França; e, em algumas cidades do Canadá e dos Estados Unidos, um mínimo de vida associativa tem garantido a sobrevivência de jornais editados em português, mantidos pelas próprias comunidades de origem portuguesa e brasileira.
Adaptado de: ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português como língua de emigrantes. In:___. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 42-43.
Assinale a alternativa em que se estabelece uma relação correta entre uma expressão e aquilo a que se refere:
- Língua Portuguesa | B. Classes de Palavras
TEXTO I
Porta de colégio
[1] Passando pela porta de um colégio, me veio
a sensação nítida de que aquilo era a porta da
própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era
tocante. Por isso, parei, como se precisasse ver
[5] melhor o que via e previa.
Primeiro há uma diferença de clima entre
aquele bando de adolescentes espalhados pela
calçada, sentados sobre carros, em torno de
carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles
[10] que transitam pela rua. Não é só o uniforme.
Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como
se estivessem ainda dentro de uma redoma ou
aquário, numa bolha, resguardados do mundo.
Talvez não estejam. Vários já sofreram a
[15] pancada da separação dos pais. Aprenderam
que a vida é também um exercício de
separação. Um ou outro já transou droga, e
com isso deve ter se sentido
(equivocadamente) muito adulto. Mas há uma
[20] sensação de pureza angelical misturada com
palpitação sexual, que se exibe nos gestos
sedutores dos adolescentes.
Onde estarão esses meninos e meninas
dentro de dez ou vinte anos?
[25] Aquele ali, moreno, de cabelos longos
corridos, que parece gostar de esporte, vai se
interessar pela informática ou economia;
aquela de cabelos louros e crespos vai ser dona
de boutique; aquela morena de cabelos lisos
[30] quer ser médica; a gorduchinha vai acabar
casando com um gerente de multinacional;
aquela esguia, meio bailarina, achará um
diplomata. Algumas estudarão Letras, se
casarão, largarão tudo e passarão parte do dia
[35] levando filhos à praia e à praça e pegando-os
de novo à tardinha no colégio. [...]
Estou olhando aquele bando de adolescentes
com evidente ternura. Pudesse passava a mão
nos seus cabelos e contava-lhes as últimas
[40] histórias da carochinha antes que o lobo feroz
as assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria
daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e
na redoma, enquanto estão na porta da vida e
do colégio. O destino também passa por aí. E a
[45] gente pode às vezes modificá-lo.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Affonso Romano de Sant’Anna: seleção e prefácio de Letícia Malard. Coleção Melhores Crônicas. p. 64-66.
No enunciado “Aprenderam que a vida é também um exercício de separação” (linhas 15-17), o termo também pode ser substituído, sem prejuízo do enunciado, por:
- Inglês - Fundamental | 11. Adverbs Of Frequency (Advérbios de Frequência)
Choose the correct preposition.
It [0%] ________ rains here in the summer