(MACKENZIE) Observe o mapa.
Tendo como base de análise o mapa e seus conhecimentos, identifique a alternativa que contenha, apenas, informações corretas.
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
De fato, de um lado, cada um depende tanto mais estreitamente da solidariedade quanto mais dividido for o trabalho nela e, de outro, a atividade de cada um é tanto mais pessoal quanto mais for especializada. A individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se mais capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo em que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios.
DURKHEIM, Émile. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 108.
No conceito de solidariedade orgânica, proposto no texto, a coesão social existe devido ao(à)
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(AFA) PARA SEMPRE JOVEM
Recentemente, vi na televisão a propaganda de um jipe que saltava obstáculos como se fosse um cavalo de corrida. Já tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar atenção na letra da música, soando forte e repetindo a estrofe de uma canção muito conhecida, “forever Young... I wanna live forever and Young...” (para sempre jovem... quero viver para sempre e jovem). 1Será que, realmente, 2queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens? (...)
O crescimento da população idosa nos países desenvolvidos é uma bomba-relógio que já começa a implodir os sistemas previdenciários, despreparados para amparar populações com uma média de vida em torno de anos. A velhice se tornou uma epidemia incontrolável nos países desenvolvidos. Sustentar a população idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor número, pois, nesses países, há também um declínio da natalidade. Será isso socialmente justo?
Uma pessoa muito longeva consome uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta 3e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros 4terão de passar fome. Será que, em um futuro breve, teremos uma guerra de extermínio aos idosos, como na ficção do escritor argentino Bioy Casares, O diário da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../
TEIXEIRA, João. Para sempre jovens. In: Revista Filosofia: ciência & vida. Ano VII, n. 92, março-2014, p. 54.
O emissor do texto apresenta um discurso parcial no qual se percebe uma visão bastante negativa do crescimento da população idosa. Apenas um dos recursos abaixo NÃO foi utilizado para convencer o leitor de seu ponto de vista. Assinale-o:
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Neste modelo de termômetro, os filetes na cor preta registram as temperaturas mínima e máxima do dia anterior e os filetes na cor cinza registram a temperatura ambiente atual, ou seja, no momento da leitura do termômetro.
Por isso ele tem duas colunas. Na da esquerda, os números estão em ordem crescente, de cima para baixo, de – 30 oC até 50 oC. Na coluna da direita, os números estão ordenados de forma crescente, de baixo para cima, de – 30 oC até 50 oC.
A leitura é feita da seguinte maneira:
- a temperatura mínima é indicada pelo nível inferior do filete preto na coluna da esquerda;
- a temperatura máxima é indicada pelo nível inferior do filete preto na coluna da direita;
- a temperatura atual é indicada pelo nível superior dos filetes cinza nas duas colunas.
Disponível em: www.if.ufrgs.br. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado).
Qual é a temperatura máxima mais aproximada registrada nesse termômetro?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Termos Constitutivos da Oração
Texto base: A questão baseia-se na anedota a seguir. Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs: — Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo. — Duvido! – disse o cientista. Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas. Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez. — Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder. As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Enunciado:
No trecho, “Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder”, é correto afimar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read Caresse Crosby’s biography and answer the questions: (Photo: Keystone Features/ Getty Images) Caresse Crosby (1891-1970) Mary Phelps Jacob, who later became known as Caresse Crosby, revolutionized women's undergarments with her invention of a "backless brassiere." Sometimes it takes a woman to know what other women really need. In 1910, Mary Phelps Jacob — later known as Caresse Crosby— was a young, educated socialite living in New York City. One day, feeling frustrated by the bulky and restrictive corset that women customarily wore beneath their clothing, she asked her maid to bring her two handkerchiefs, some ribbons, and a few pins. From these items she fashioned a lighter, more flexible undergarment that she called a “backless brassiere.” In 1914 she received a patent for her idea and a few years later she founded the Fashion Form Brassière Company to manufacture and sell her invention. She eventually sold her patent to Warner Brothers Corset Company, which began producing bras in large quantities. Women have literally breathed easier ever since. Available at < https://www.biography.com/news/famous-women-inventors-biography> Access on 4 April, 2018.
- Where did Mary Phelps Jacob live?
- What did she invent that changed women’s life?