Com um pedaço de papel de seda de forma circular cujo raio mede 20 cm, Gabriel deseja confeccionar uma pipa quadrada, do maior tamanho possível.
Marque a opção a seguir que possui o valor aproximado do lado desse quadrado.
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- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia o texto.
Durante muito tempo, houve uma rota por terra particularmente conhecida: a agora denominada Rota da Seda. Atravessava grande parte do continente asiático, abrangendo territórios agora conhecidos como Afeganistão, Casaquistão, Usbequistão, Tajiquistão, China, Rússia, Mongólia e Quirguistão, e chegava até a Europa. Mas mais do que uma rota para comercializar bens, esta rota, que já existia há cerca de 4000 anos, continha uma rede de culturas, sociedades e grupos nômades. Agora, uma equipe de cientistas pensou nesta rota para além do comércio e descobriu que muitos dos seus caminhos foram criados pelos pastores, em busca de pastagens para o seu gado pelas planícies e montanhas da Ásia.
Disponível em: <www.publico.pt/2017/03/15/ciencia/noticia/na-rota-da-seda-os-
pastores-tambem-criaram-estradas-1765214>. Acesso em: 17 fev. 2018.
Na leitura do fragmento é possível identificar que a conhecida Rota da Seda teve caminhos criados por pastores de rebanhos, através de uma técnica pecuária típica da região conhecida como:
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(UECE) O símbolo indica a combinação de n objetos k a k. O valor de x² - y² quando e é igual a:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia, a seguir, o texto produzido pelo historiador brasileiro Edgar de Decca.
Quando um historiador escolhe um tema de estudo, passa a recolher materiais sobre o mesmo. A matéria-prima do historiador são as fontes: documentos oficiais do Estado, publicações em geral (livros, revistas, jornais), depoimentos de pessoas, documentos de polícia, laudos médicos, roupas, canções, fotografias, vestígios arqueológicos, enfim, indícios a partir dos quais o profissional de História tentará conhecer melhor seu tema e responder às perguntas que faz a esse tema. Vamos usar um exemplo para entender isso melhor.
Imagine que você não tenha tido a oportunidade de conviver com seus avós e outros parentes mais velhos. Você então passará os olhos pelos álbuns fotográficos de sua família e este passeio lhe permitirá criar uma impressão sobre ela, as formas de vestir, as festas, os modos e expressões das pessoas. [...]
Perceba, portanto, que o documento não é o todo da História, não é o seu espelho, sua reprodução. Uma informação, por si só, não possui um sentido histórico. Não basta que você veja uma foto de sua bisavó em 1910 ou que investigue qual era o seu nome para conhecer a história dessa mulher. Um registro se torna fonte quando é trabalhado historicamente. Por esse motivo é que memorizar fatos, nomes e datas não é estudar História.
DE DECCA, Edgar Salvadori et al. Vestibular Unicamp: História.
São Paulo: Globo, 1993. p.7-8.
Segundo Edgar de Decca,
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Observe o gráfico sobre os brasileiros que foram estudar no exterior em 2009 e responda o que se pede a seguir.
Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/eua-e-o-principal-destino-dos-estudantes-brasileiros> Acesso em 01/12/2010
ESCREVA 3 informações sobre os estudantes brasileiros no exterior que podem ser retiradas do gráfico.