A expressão “Bolinha, bolota, bolão” representa uma gradação que está associada à seguinte informação sobre a obesidade no Brasil:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Parque Nacional Tierra del Fuego
Lo pasamos a buscar por su hotel y haremos un recorrido de 12 kilómetros por la ruta nacional n.o 3 hasta llegar al ingreso del Parque Nacional. Antes, llegaremos a la estación del Ferrocarril Austral Fueguino, el tren del Fin del Mundo. Una vez finalizado, haremos un recorrido de solo 2 km hasta llegar al ingreso al Parque Nacional Tierra del Fuego. El último tramo de la excursión, nos lleva hasta Bahía Lapataia, donde encontraremos vestigios del antiguo pueblo aborigen que habitaba la región. Desde este lugar, iniciaremos el regreso a la ciudad de Ushuaia.
¿Qué llevar? Ropa y calzado cómodos para desplazarse por ambientes y senderos agrestes y húmedos.
Dificultad: No tiene, apta para todas las edades.
No incluye:
• Entrada al Parque Nacional Tierra del Fuego. Las entradas al Parque se pagan al ingreso del mismo, solo en efectivo.
• Almuerzo ni vianda.
• Ingreso al Tren del Fin del Mundo (opcional).
Frecuencia: Todos los días, todo el año.
Duração: de 8 h a 13 h 30.
Política de menores:
• Menores de 0 a 2 años de edad: sin cargo.
• Menores de 3 a 11 años de edad: 50% de descuento.
• Las edades se toman en la fecha de la excursión.
Observações:
Siempre se recomienda reservar la excursión cuando se tenga definida la fecha en que se desea realizar y el hotel donde se hospedará, para asegurarse sus lugares. Generalmente no es aconsejable reservar una vez en destino ya que no se podrá asegurar la disponibilidad para el día siguiente de su llegada.
Internet: <www.visitecalafate.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem.
El Parque Nacional Tierra del Fuego está abierto veinticuatro horas.
- Física
A respeito do conceito de inércia, pode-se dizer que:
- Matemática | 12.1 Triângulos
Considere o guindaste mostrado nas figuras, em duas posições (1 e 2). Na posição 1, o braço de movimentação forma um ângulo reto com o cabo de aço CB que sustenta uma esfera metálica na sua extremidade inferior.
Na posição 2, o guindaste elevou seu braço de movimentação e o novo ângulo formado entre o braço e o cabo de aço ED, que sustenta a bola metálica, é agora igual a 60°.
Assuma que os pontos A, B e C, na posição 1, formam o triângulo T1 e que os pontos A, D e E, na posição 2, formam o triângulo T2, os quais podem ser classificados em obtusângulo, retângulo ou acutângulo, e também em equilátero, isósceles ou escaleno.
Segundo as classificações citadas, os triângulos T1 e T2 são identificados, respectivamente, como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
O DIA EM QUE A VARINHA DE CONDÃO DA FADA AURORA DEIXOU DE SER MÁGICA A fada Aurora tinha muito orgulho da sua varinha de condão. Não era para menos: sabe aquela estrelinha na ponta da vara? Era uma estrela de verdade, chamada Dalva!
Uma bela noite, depois de milhares de anos juntas, Dalva disse a Aurora que estava com saudade do espaço sideral. A estrelinha queria voltar para junto das suas irmãs, lá no céu. Aurora ficou arrasada. Sem aquela estrela preciosa, a varinha não seria mágica. Aurora ia perder todos os seus poderes. Implorou a Dalva que ficasse. A estrela concordou. Mas a cada dia que passava, Dalva se apagava mais um pouco, tão triste se sentia.
Então, uma bela noite, Aurora descolou a estrela de sua varinha de condão. Deu-lhe um beijo e soprou-a delicadamente. Dalva brilhou bem forte para dizer adeus e foi subindo, subindo, bem devagarinho, até sumir no espaço.
Pronto! Agora ela não era mais a fada Aurora. Era só Aurora. Guardou o seu vestido de fada no armário, pôs a varinha em cima da cômoda e virou uma moça como outra qualquer. Uma moça sem poderes mágicos.
O começo não foi fácil. Estava acostumada a que sua varinha de condão fizesse tudo para ela. Agora, tinha de arrumar a casa, lavar e passar a roupa, cozinhar, cuidar do jardim... A ex-fada chorava muito, achando dura demais aquela nova vida.
Quando caía a noite, Aurora se espichava, exausta, numa espreguiçadeira do jardim para ver se enxergava Dalva no céu. Queria lhe pedir que voltasse. Mas as estrelas eram todas iguais e nenhuma piscava para ela. Aurora se levantava e ia para a cama, toda triste.
Dias e mais dias, noites e mais noites se passaram. Pouco a pouco Aurora recuperava sua alegria. Descobria a vida dos homens e das mulheres comuns, aprendia a apreciar os prazeres simples da chuva. Dar de comer aos gatos da rua. Ler o jornal tomando um refresco. Já estava quase esquecendo que até outro dia ela tinha sido fada.
(...) (LEVY, Didier. Nove novos contos de fadas e de princesas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004. p. 9-11.)
Enunciado:
Escreva um diálogo entre a fada Aurora e Dalva mostrando a conversa que elas poderiam ter tido em relação ao segundo parágrafo.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT) O holocausto do oxigênio foi uma crise de poluição mundial que ocorreu por volta de 2 bilhões de anos atrás. Antes dessa época, praticamente não havia oxigênio na atmosfera terrestre. A biosfera original da Terra tão diferente da atual como a de um planeta estranho. Mas micróbios ávidos por hidrogênio descobriram a maior fonte desse elemento, a água, e o seu uso produziu um resíduo altamente tóxico, o oxigênio.
(MARGULIS & SAGAN, 2002. p. 84)
O processo metabólico que foi responsável pela liberação do oxigênio e, consequentemente, pela crise de proporção planetária que eliminou boa parte dos organismos existentes, à época, foi a: