Texto para a questão
Vânia e Olavo são irmãos e compraram dois terrenos vizinhos. Eles resolveram fazer uma área de lazer que pudesse ser utilizada pelas duas famílias e contrataram a arquiteta Eliana para projetá-la. Para organizar o projeto, Eliana fincou quatro estacas no terreno e indicou-as, no plano cartesiano da figura a seguir, pelas letras A, B, C e D.
Se a área de lazer for representada pelo polígono com vértices nos pontos A, B, C e D, qual será a sua área total?
Questões relacionadas
- História | 4.2 Baixa Idade Média
A cidade medieval é, antes de mais nada, uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados por uma economia monetária. É também centro de um sistema de valores particular, do qual emerge a prática laboriosa e criativa do trabalho, o gosto pelo negócio e pelo dinheiro, a inclinação para o luxo, o senso da beleza. E ainda um sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres.
LE GOFF, J.; SCHMITT, J.-C. Dicionário temático do OcidenteMedieval.Bauru: Edusc, 2006.
No texto, o espaço descrito se caracteriza pela associação entre a ampliação das atividades urbanas e a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Sinonímia e Antonímia
Leia a seguir um anúncio publicitário das sandálias Havaianas.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19918>.Acesso em: 29 nov. 2012.
A expressão “cheio de dedos” presente na propaganda pode ser substituída pelo vocábulo
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia o texto.
No final dos anos 1960, os países africanos tornaram-se independentes, mas para se ter independência não basta um território e uma bandeira. A questão racial e a relação com os países colonizadores não terminou aí. As ligações políticas e culturais continuam a ser assimétricas porque foram construídas dessa forma. Não é em dez ou 20 anos que se reconstrói uma relação. Reconquistar a liberdade e a autonomia leva tempo. É preciso desarticular estas ligações, negociar uma relação mais justa e horizontal. A descolonização está na forma como se organiza a sociedade para que se possa decidir o futuro e atingir objetivos.
Disponível em: <https://sol.sapo.pt/artigo/559091/felwine-sarr-nao-e-possivel-reescrever-
a-historia-mas-africa-pode-reinventar-se->. Acesso em: 11 jun. 2017.
Segundo o autor do texto, o processo de descolonização da África ainda não ocorreu completamente, pois
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A imagem a seguir, de Eadweard Muybridge, corresponde às primeiras experiências fotográficas de registro e estudo do movimento, que, colocadas em sequência e projetadas, poderiam simular os passos da dança com precisão. Apresente essa imagem aos alunos e outras referências similares. Há muitas foto-sequências de Muybridge registrando caminhadas, corridas, exercícios tanto com pessoas quanto com animais.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
- Imagens sugeridas no link abaixo
- Máquina fotográfica (se possível)
MUYBRIDGE, Eadweard. Estudos de mulher dançando, 1887,.
Disponível em: <http://whyart.pl/wp-content/uploads/2014/04/Dancing.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Procedimentos
A atividade consiste nas seguintes etapas.1.º Apreciação das imagens sugeridas.
2.º Após a apreciação das imagens, separe os alunos em grupos. Cada grupo deve pensar em um movimento simples para representá-lo nos moldes do registro de Muybridge. Faça perguntas para que eles consigam compreender a sua proposta de trabalho.
Exemplo: como ele seria desmembrado quadro a quadro? Quando levantamos, há um movimento dos pés, depois dos joelhos e finalmente do quadril?
Cada aluno do grupo representaria uma fração do que seria a totalidade de um movimento específico.
Deixe-os fazerem as experimentações sugeridas.
1º. 3º Logo após o trabalho inicial, o grupo apresentaria aos colegas, com o próprio corpo, de maneira estática, cada etapa do movimento.
2º. 4º Fotografe os alunos no procedimento para depois montarem as sequências de movimentos criadas por vocês.
3º. 5º Os demais colegas que assistem à apresentação de cada etapa do movimento, representado de maneira estática e separadamente, deverão ser capazes de descrever do que se trata a ação completa.
4º. 6.º Discutir com os alunos as dificuldades e desafios enfrentados.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
A figura representa uma embalagem cartonada e sua constituição em multicamadas. De acordo com as orientações do fabricante, essas embalagens não devem ser utilizadas em fornos micro-ondas :
A restrição citada deve-se ao fato de a: