No gráfico abaixo, cada ponto indica o módulo da velocidade instantânea de um atleta medida ao final de cada quilômetro percorrido em uma maratona de 10 km. Com base nas informações contidas nesse gráfico e considerando que o atleta partiu do repouso, analise as seguintes afirmativas:
1. O movimento do atleta é uniformemente acelerado nos primeiros 3 km.
2. Entre os quilômetros 4 e 5, o atleta pode ter se deslocado com velocidade constante.
3. As informações são insuficientes para calcular o tempo que o atleta levou para percorrer os 10 km.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UNIFESP) _________ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.
Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.
(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)
Assinale a alternativa em que, na reescrita do trecho, houve alteração da classe gramatical da palavra em destaque.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(COTUCA) Leia o texto a seguir.
Personalidades e o próprio senso comum tendem a repetir que a maior floresta tropical do mundo sirva como pulmões ao planeta. Do ponto de vista científico, porém, a analogia é equivocada. Os pulmões humanos são responsáveis por uma troca gasosa essencial: eles nos fornecem oxigênio e eliminam o gás carbônico produzido pelo próprio corpo durante a queima energética. De acordo com o biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Adriano Paglia, são as algas marinhas, vegetais fotossintetizantes, que fazem boa parte da liberação de oxigênio na atmosfera mundial.
Considerando as informações contidas no texto e os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
(IFAL)
Pela ordem de aparecimento dos textos acima e, considerando o diálogo neles contido entre linguagem verbal e linguagem não verbal, temos, respectivamente, as seguintes ideias:
- Ciências - Fundamental | 08. As Ideias Evolucionistas
Leia o texto.
Por que os gatos enterram suas fezes?
A ciência ainda não possui uma resposta definitiva, mas os estudiosos do comportamento animal têm pelo menos uma teoria. “Supomos que eles façam isso para apagar as pistas de sua presença, para se defender de predadores”, diz o veterinário Gélson Genaro, da USP, especialista em gatos. Mesmo que os bichanos domésticos não tenham mais predadores hoje em dia, o comportamento é explicado pela sua herança genética.
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-gatos-enterram-suas-fezes>. Acesso em: 18 fev. 2016.
De acordo com o texto e com a teoria da evolução por seleção natural de Darwin, os gatos
- Matemática | 09. Probabilidade
Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiência climática EC (índice que fornece o comportamento do pneu em uso, dependendo do clima) é apresentado:
• EC do pneu I: com chuva 6, sem chuva 3;
• EC do pneu II: com chuva 7, sem chuva −4;
• EC do pneu III: com chuva −2, sem chuva 10;
• EC do pneu IV: com chuva 2, sem chuva 8;
• EC do pneu V: com chuva −6, sem chuva 7.
O coeficiente de rendimento climático (CRC) de um pneu é calculado como a soma dos produtos dos fatores de EC, com ou sem chuva, pelas correspondentes probabilidades de se ter tais condições climáticas: ele é utilizado para determinar qual pneu deve ser selecionado para uma dada corrida, escolhendo-se o pneu que apresentar o maior CRC naquele dia. No dia de certa corrida, a probabilidade de chover era de 70% e o chefe da equipe calculou o CRC de cada um dos cinco tipos de pneu.
O pneu escolhido foi