O gráfico abaixo representa a variação da velocidade em função do tempo de uma partícula em movimento uniformemente variado
Em relação à área abaixo da reta do gráfico, é correto afirmar que ela representa a:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 01. Lugares de Convivência
Neste 1º período vocês realizaram entrevistas com funcionários da escola.
Aluno – Qual é o seu nome completo? Se você é chamado por algum apelido aqui na escola, diga qual é.
Entrevistado – Meu nome é Demerval da Silva, mas todos me chamam de Dedé.
Aluno – Que função você exerce?
Entrevistado – Eu sou da conservação, trabalho na limpeza.
Aluno – Dentro da escola, há um local específico para você desempenhar seu trabalho?
Entrevistado – Eu limpo todas as salas de 2º e 3º ano, os corredores e as escadas próximos a essas salas.
Aluno – Há quanto tempo você trabalha nesta escola?
Entrevistado – Faz 27 anos que trabalho aqui.
Aluno – De que você mais gosta neste trabalho?
Entrevistado – Gosto do contato com as pessoas, principalmente com as crianças. Gosto também de ver tudo limpo e arrumado.
Aluno – O que poderia ser feito pelos alunos para facilitar seu trabalho?
Entrevistado – Os alunos poderiam jogar o lixo no lixo. Isso facilitaria muito meu trabalho.
Sobre o entrevistado, é correto afirmar que:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UFG) Conecta-se à placa positiva de um capacitor de placas paralelas um fio isolante inextensível, de comprimento L e massa desprezível, que tem preso à sua extremidade uma bolinha de massa m e carga +q, conforme ilustra a figura.
Sendo E o módulo do campo elétrico entre as placas e desprezando a resistência do ar, o período de pequenas oscilações desse pêndulo é
- Geografia - Fundamental | 3.2 Ocupação e Miscigenação da População Brasileira
Os números dos gráficos a seguir revelam o tamanho de cada grupo étnico do Brasil, em milhões de pessoas em dois momentos 2009 e 2011.
Ao contrário dos brancos, população negra cresce no País. Disponível em:< http://noticias.r7.com/brasil/noticias/ao-contrario-dos-brancos-populacao-negra-cresce-no-pais-20120922.html>. Acesso em: 05 nov. 2014.
Enunciado:
O Brasil é multiétnico, ou seja, a sua população é composta pela miscigenação de diversos povos. A partir de 1500, a chegada de imigrantes contribuiu para formar, com os diversos grupos indígenas que aqui já habitavam um grande caldeirão étnico.
- A) O Brasil é um país latino americano, termo usado para designar grande parte dos países da América. Avalie criticamente esse termo tendo em vista a formação do povo brasileiro.
- B) Apresente uma justificativa para significativa variação do tamanho da população preta entre os dados obtidos em 2009 e 2011.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão abaixo baseia-se no texto a seguir.
A Lua
Numerosas lendas dizem que, no princípio, dois sóis nasceram juntos. Isso provocou um calor e uma luz insuportáveis e uma rivalidade violenta entre os dois astros. Na África, contam que um dos sóis sugeriu ao outro tomar banho juntos, mas só fingiu pretender entrar no rio. O outro mergulhou mesmo e apagou-se quase por completo. Transformado na Lua, ele não mais aquece, embora ainda ilumine.
Muitos povos explicam que as manchas na superfície da Lua são marcas da poeira que o Sol, despeitado, jogou para apagar o brilho dela.
RAGACHE, Catherine; RAGACHE, Claude; LAVERDET, Marcel. In: A criação do mundo. Mitos e lendas. São Paulo: Ática, 1989. p. 23.
“Isso provocou um calor e uma luz insuportáveis e uma rivalidade violenta entre os dois astros.”. Nesse trecho, o substantivo que nomeia as personagens principais da narrativa é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e responda à questão.
AS SAPATILHAS MÁGICAS
Isabel não queria nada mais do que saber dançar. Sua avó havia sido uma dançarina muito famosa, e Isabel passava horas olhando todas as fotos antigas e os troféus na casa de seus avós. Ela se imaginava no palco, sob a luz do holofote, dançando na frente de uma enorme multidão.
Mas não importava o quanto tentasse, Isabel não conseguia fazer com que seus pés a obedecessem. Ela observava triste as outras meninas de sua classe rodopiando pelo chão. “Por que eu sou tão desajeitada?” – ela se lamentava.
Um dia, Isabel estava visitando a casa de seus avós, quando sua avó lhe perguntou:
- Como estão indo as aulas de dança, Isabel?
- Ah, vovó, eu simplesmente não consigo! Eu sempre pratico, mas nunca consigo fazer certo.
- É claro que consegue! – disse sua avó sorrindo. – Você só precisa acreditar que consegue. Espere aqui um momento. Tenho uma coisa que lhe dar.
A vovó voltou com uma caixa de papelão e a entregou a Isabel. Dentro da caixa, embrulhada em um papel marrom amassado, havia a caixinha de música mais bonita e delicada que Isabel já tinha visto. Ele a abriu e viu uma pequena fada bailarina girando ao som de uma melodia simples, porém encantadora.
- É linda, vovó! Obrigada! – disse Isabel.
- Ela era minha quando eu era uma garotinha – disse a vovó. – Você deve me prometer que vai cuidar muito bem dela. Esta caixinha de música é muito mais especial do que você imagina.
Isabel não entendeu o que isso queria dizer, mas deu um grande abraço em sua avó e saiu correndo para mostrar a seus pais o lindo presente.
Chegando a sua casa, foi direto para o seu quarto e deu corda na caixinha de música. Ela ficava olhando a fada bailarina girar e girar.
- Como eu gostaria de dançar como você! – Isabel disse. Enquanto ainda falava, houve um clarão. Diante dos olhos surpresos de Isabel, a fada bailarina da caixinha bocejou, esticou os braços e começou a voar, e então pousou sobre a cama.
- Obrigada, Isabel – disse a fada. – É tão bom estar enfim fora dessa caixinha! Agora eu quero fazer uma coisa para você. Amanhã, ao acordar, você vai encontrar um par de sapatilhas nos pés da sua cama. Calce-as e você se tornará a melhor bailarina do mundo!
Sem falar mais nenhuma palavra, a fada voou pela janela aberta. (...)
Durante toda a noite, a pequena bailarina dançou nos sonhos de Isabel. Quando acordou, ela não resistiu olhar nos pés de sua cama. Para sua surpresa, Isabel encontrou um lindo par de sapatilhas, assim como a fada bailarina tinha prometido!
As sapatilhas não pareciam ser mágicas, mas Isabel mal podia esperar para ver se elas funcionavam mesmo. Ela as calçou e ficou em pé, no meio do seu quarto, pronta para tentar dar uma pirueta. Antes mesmo de pensar no que estava fazendo, Isabel se viu girando na ponta dos pés igual a uma bailarina de verdade. Ela estava conseguindo dançar! Ainda não acreditando, tentou fazer outros passos e conseguiu fazer todos eles perfeitamente. (...)
Carmem, a professora de dança de Isabel, ficou muito impressionada com o seu desenvolvimento.
Algum tempo depois, naquele mesmo ano, Carmem convidou Isabel para o papel principal na apresentação do fim de ano. Isabel ficou cheia de alegria e aceitou na hora. (...)
Nem todas as colegas ficaram felizes ao saber que Isabel teria o papel principal. Isabel tentava não se importar com o que as outras colegas diziam. Ela queria somente dançar! Então, ela se esforçou ao máximo para aprender todos os passos novos para a apresentação. É claro que as sapatilhas mágicas facilitaram muito, mas Isabel ainda se dedicou mais do que nunca. Ela queria que todos os passos fossem perfeitos.
Finalmente, chegou o dia da apresentação. Isabel ficou ansiosa e radiante ao mesmo tempo. (...) Isabel esperava atrás das cortinas ouvindo o auditório se encher. Ela não estava acreditando que iria dançar na frente de todas aquelas pessoas.
Era hora de terminar de se arrumar para a apresentação. Isabel correu para o vestiário para pegar suas sapatilhas. Mas, quando chegou lá, viu que elas tinham sumido! O que ela faria agora? Isabel sentiu lágrimas encherem seus olhos. Ela não teria como fazer a apresentação agora de jeito nenhum! Como ela se explicaria?
Enquanto estava sentada, pensando no que ia fazer, Isabel sentiu uma leve batidinha em seu ombro e ouviu um sussurro em seu ouvido.
- Hoje é a grande apresentação, Isabel! Por que você está sentada aqui chorando?
Ela esfregou seus olhos e, olhando para cima, viu a fada bailarina girando alegremente.
- Estive observando você, Isabel, e você é mesmo uma excelente dançarina.
- Mas minhas sapatilhas mágicas sumiram! Não consigo dançar sem elas! – disse Isabel chorando.
- As sapatilhas não eram mágicas de verdade, Isabel! - A fada olhou para ela e sorriu.
(...)
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P.54-61. Adaptação.
Escreva um final para essa história.