O gráfico a seguir descreve a velocidade de um carro durante um trajeto retilíneo.
Com relação ao movimento, pode-se afirmar que o carro
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O legado dos judeus
O que Fernando de Noronha, Roberto Burle Marx e Sílvio Santos têm em comum? Os três fazem parte do grande grupo de judeus que ajudou a formar a sociedade brasileira desde a época do descobrimento. Os primeiros chegaram aqui ainda no século XVI. Depois vieram outras levas, fugindo de perseguições, da pobreza e do nazismo. Para preservar as tradições e o legado desse povo que está no Brasil há mais de cinco séculos, será inaugurado em 2013 o Museu Judaico de São Paulo. Ele será o maior do gênero no país, com um acervo doado por mais de 500 famílias. Ele deve receber exposições de Nova York e Israel.
Revista de História da Biblioteca Nacional - 01/12/2010 http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/? go=detalhe&id=3423
O Brasil foi ocupado por imigrantes. Portugueses, africanos, alemães, suíços, italianos, espanhóis, sírios, libaneses, judeus, etc., como conquistadores, mão de obra forçada e atrás de sonhos, ajudaram a formar o que é o hoje o Brasil.
a) O texto refere-se a imigrantes judeus. Quais foram os motivos citados que os trouxeram para o Brasil?
b) Quais eram as expectativas dos brasileiros em relação aos imigrantes europeus?
c) Os imigrantes eram atraídos por propagandas feitas na Europa. Quando eles chegavam ao Brasil tinham uma grande decepção. Por quê?
d) O processo de imigração apresentou dois momentos distintos, o sistema de parceria e a imigração subsidiada. Explique um deles.
- Física
No interior de uma caixa de massa M, apoiada num piso horizontal, encontra-se fixada uma mola de constante elástica k presa a um corpo de massa m, em equilíbrio na vertical. Conforme a figura, este corpo também se encontra preso a um fio tracionado, de massa desprezível, fixado à caixa, de modo que resulte uma deformação b da mola. Considere que a mola e o fio se encontram no eixo vertical de simetria da caixa. Após o rompimento do fio, a caixa vai perder contato com o piso se
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe as imagens.
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
[...]
A grande família.
Tom da Bahia; Dito. A grande família. In: Tom & Dito. Rio de Janeiro: Continental, 1977. 1 LP.
Família é o grupo de pessoas com o qual você convive ou guarda algum laço de parentesco. E há diferentes tipos de famílias. A sua é parecida com alguma dessas? Descreva a sua família. Como ela é? Quem são as pessoas que fazem parte dela?
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
- a) Identifique a região do Brasil com a maior concentração de comunidades quilombolas. Justifique a concentração de quilombos nessa região.
- b) Explique por que os quilombos ou comunidades quilombolas podem ser consideradas símbolos de movimento de resistência e contestação ao sistema colonial.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
REVOLUÇÃO RUSSA
22. Texto base: Leia o texto a seguir. O Império Russo foi um dos principais interessados na Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914. Mas o exército russo não foi páreo paras as forças militares alemãs. Um dos resultados foi a deserção em massa de soldados da linha de frente. Outro foi a intensificação da fome entre a população que se mantinha em território russo. Nos dias finais de fevereiro de 1917, uma manifestação pelo Dia Internacional da Mulher, em São Petersburgo, transformou-se em uma manifestação contra a fome vivenciada por boa parte da população. A manifestação conseguiu o apoio dos soldados insatisfeitos com a guerra. A insatisfação foi aumentando e as manifestações ganharam força. Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/revolucao-russa.htm>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Enunciado:
Ao analisar o contexto social e político em que emergiu a revolução russa, o autor