Read and match the sentences to the pictures.
Elephants use their trunks for many things.
( ) They use their trunk to drink water.
( ) They use their trunk to clean themselves.
( ) They use their trunk to play.
( ) They use their trunk to pick and eat food.
TIME FOR KIDS, pages 2 and 3, February 2014, Vol. 4 No 14, USA
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
A bagaceira, obra de José Américo de Almeida, publicada em 1928, é a precursora do moderno romance brasileiro do Nordeste.
O romance passa-se entre 1898 e 1915, dois períodos de seca. Valentim Pereira, sua filha Soledade e o afilhado Pirunga abandonam a fazenda do Bondó, na zona do sertão. Encaminham-se para as regiões dos engenhos, no brejo, onde encontram acolhida no engenho Marzagão, de propriedade de Dagoberto Marçau, cuja mulher, uma retirante, falecera por ocasião do nascimento do único filho, Lúcio. Passando as férias no engenho, Lúcio conhece Soledade e por ela se apaixona.
A história vai muito além, mas essas informações são suficientes para o entendimento do texto desta prova, extraído do primeiro capítulo.
TEXTO II
A mata fronteira, o padrão majestoso,
estava acesa numa cor de incêndio.
Havia uma semana, surdira um toque
estranho na monotonia da verdura. Dir-se-ia
[50] um ramo amarelido à torreira da estação.
Dominava ainda a esmeralda tropical. Mas,
com pouco, emergira o mesmo matiz em
outro trecho vizinho, como um efeito de luz,
um beijo fulgurante do sol em árvore favorita.
[55] E, logo, o pau d’arco assoberbou a flora, como
um banho de ouro na folhagem.
Nessa manhã luminosa a mata
resplandecia com uma orgia de desabrocho
em sua pompa auriverde.
[60] Sem a percepção da paisagem, com a
sensibilidade obtusa e entorpecida aos
primores da natureza, Dagoberto inquietava-
se, pela primeira vez, perante o ouro que
frondejava. Parecia-lhe que o sol tinha
[65] baixado sobre a selva fulva.
Era, talvez, a cor que lhe suscitara o
interesse chambão. As pétalas áureas...
E semicerrou, novamente, os olhos
descuriosos.
[70] Senão quando, foi despertado por uma voz
sumida que o sobressaltou. Não notara o
acesso de outro grupo de retirantes.
Importunavam-no os intrusos, cortando-
lhe o fio dos cálculos da colheita ou de alguma
[75] cisma transitória.
Pediam-lhe uma pousada.
Ele abanou a cabeça negativamente.
E os ádvenas quedaram-se esmorecidos
pelo repouso momentâneo.
[80] Saiu para enxotá-los [...]
E esbravejou:
— O que já disse está dito!!
Nisto, desmontou-se uma rapariga e, com
a vozita soprara:
[85] — Se o senhor pudesse mandar alcançar-
me um pouco d’água...
Ele examinou-a através das pestanas
cerdosas e ficou com a fisionomia suspensa,
como quem reconstitui uma visão ou evoca
[90] um fato.
— Milonga, olha aqui!
E, enquanto a retirante segurava o copo
com os dedos mirrados, interpelou, indicando
um rapaz que a acompanhava:
[95] — São irmãos?
— Senhor não; mas, é como se fosse —
respondeu o mais velho que procurava
esconder a cara na barba intonsa.
Seguiram caminho.
[100] — Manuel Broca! Ma-nuel!
Chegou o feitor. E Dagoberto, apontando o
grupo que se distanciava:
— Arranche aquela gente.
E entrou a ir e vir, em longos passos
[105] frouxos, no seu hábito de marchar para um
ponto que lhe estava mais na imaginação do
que no espaço.
José Américo de Almeida. A Bagaceira. pág. 7-9.
Atente ao enunciado “Dominava ainda a esmeralda tropical” (linha 51).
I. O enunciado é formado por uma metáfora em que só aparece o segundo termo da comparação ou o termo comparante. O termo comparado é inferido do texto.
II. Na metáfora em foco foram aproveitados dois dos traços semânticos que ajudam a compor o significado da palavra esmeralda: a cor e o valor, comuns ao termo comparado e ao termo comparante.
III. Ao construir uma metáfora o falante seleciona somente os traços semânticos comuns ao termo comparante e ao termo comparado que interessam ao propósito do texto.
Está correto o que se diz em
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERN) Algumas serpentes do gênero Thamniophissão capazes de sobreviver após a ingestão de salamandras-de-pele-rugosa, Tarichagranulosa da costa do Pacífico na América do Norte, capazes de armazenar uma forte neurotoxina em sua pele, denominada tetrodotoxina (TTX).
Isso se deve pelo fato de a
- Física | A. Escalar
Suponha uma pista horizontal e retilínea onde um carro com pneus novos seja capaz de parar totalmente com uma desaceleração constante a1, percorrendo uma distância x. Outro carro idêntido ao anterior, mas equipado com pneus desgastados irá desacelerar constantemente com a2, até conseguir parar, percorrendo uma distância 2x, sobre a mesma pista horizontal e retilínea. Ambos começaram a frear quando estavam na mesma velocidade.
Nessas condições podemos afirmar que a relação entre as acelerações a1 e a2 é
- Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
O Sol é a estrela mais próxima de nós. Todos os planetas do sistema solar giram ao seu redor e cada um com um período diferente. Ele é o responsável pelo suprimento de energia da maioria dos planetas. O Sol só é uma estrela por causa da grande quantidade de massa que ele tem, 332 959 vezes a massa da Terra. Ele é constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio, os dois gases mais leves que temos.
Sabendo que a soma das massas do Sol e da Terra é aproximadamente igual a :
- 988. 925. 974. 200. 000. 000. 000. 000. 000. 000 Kg
resolva cada item a seguir:
a) Represente um sistema de equações que permita calcular as massas do Sol e da Terra. Considere massa do Sol igual a S e massa da Terra igual a T.
b) Considerando a massa do Sol igual a S e a massa da Terra igual a T, escreva o que significariam, no Plano Cartesiano, as soluções da equação de 1 º grau com duas incógnitas:
S + T = 1. 988. 925. 974. 200. 000. 000. 000. 000. 000. 000 Kg
c) Escreva o que significa, no Plano Cartesiano, a solução do sistema de equações de 1 º grau com duas incógnitas representado por você no item a.
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
26.
SOPÃO
A lata da Campbell’s: obra foi dica de uma decoradora
Materiais:
- Tinta guache
- Pincéis
- Cartolina branca
Desenvolvimento:
1 - Um dos objetivos da pop art é criticar o modo de produção do capitalismo. Assim, produzia com signos estéticos de cores inusitadas massificados da publicidade e do consumo, usando materiais como gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande. A base das criações compõe: a linguagem da publicidade e da televisão, os quadrinhos, as embalagens industrializadas, a fotografia, os ídolos populares, os produtos descartáveis e a fast-food.
Andy Wahrol, um dos ícones da pop art era também publicitário. Segundo Marcelo Marthe, na Veja do dia 17 de março de 2010, durante um bate-papo com uma decoradora de interiores no começo dos anos 60, o artista plástico americano Andy Warhol (1928-1987) pediu um conselho: que tipo de obra ele deveria produzir para se tornar famoso rapidamente? Com sua visão pragmática de decoradora, ela tascou: “Por que você não pega um produto que todo mundo conhece, como uma lata de sopa, e faz um quadro sobre ele?”. Assim, surgiu uma das criações mais célebres de Warhol – a série de telas que reproduzem as embalagens da sopa Campbell’s. O episódio capta a essência de Warhol: mais do que qualquer outro artista de seu tempo, ele entendeu que imagem é tudo na vida moderna. Foi um craque em manipulá-la – como tema de seu trabalho ou como instrumento de autopromoção.”
2 – Interessa aqui pensar que o estranhamento aparente da obra de Warhol diz respeito ao fato de que ele utiliza e repete formas midiáticas de exposição da imagem, como produto diante de nós, consumidores alienados. Ao transformar uma embalagem de sopa em objeto artístico, Warhol critica primeiro a arte e o sistema das artes em si mesmo enquanto comércio, bem como aponta o consumismo e a imagem como instrumentos de poder dentro do sistema capitalista.
3 – Este é um tema polêmico e instigante para ser discutido em sala de aula! Estas informações associadas às imagens de produzidas por Warhol podem levar a reflexões interessantes sobre:
- O quanto consumimos desnecessariamente.
- Se quando consumimos, consumimos por que precisamos.
- O que nasce primeiro, o desejo ou a necessidade?
- Até que ponto a propaganda interfere em nosso comportamento, em nossas escolhas?
- O excesso de consumo e os problemas de sustentabilidade.
- O excesso de consumo e as diferenças sociais.
- O excesso de consumo camuflado no discurso da reciclagem de materiais, entre outros.
4 – Sugerir que os alunos observem quais são os produtos que mais aparecem na mídia. Leve-os a refletir sobre o significado destes produtos, no modo como eles influenciam comportamentos nos jovens, nos modelos familiares etc.
5 – Visitar com a turma um supermercado para que eles observem a reação das pessoas no momento da compra.
6 – Como poderíamos repensar estas questões?
7 – Sugerir aos alunos que criem cartazes com propaganda da venda de produtos afetivos ou de valores que não podemos comprar, mas que são essenciais à existência humana.
8 – Oriente os alunos a realizarem esboços e pesquisas, buscando encontrar a melhor de forma de se expressar através da imagem.
9 – Em seguida, após acompanhamento do processo pelo professor, realizar a produção dos cartazes e expor na escola.
Referências:
Sobre Warhol:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:44oCK24L3EQJ:veja.abril.com.br/170310/imagem-tudo-p-120.shtml+andy+warhol+na+veja&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Sobre a pop art:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xMaLlH8gWCMJ:zineai.vilabol.uol.com.br/Edicao004/004k.htm+a+pop+art+e+o+capitalismo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br