Duas esferas – A e B – de massas respectivamente iguais a 3 kg e 2 kg estão em movimento unidimensional sobre um plano horizontal perfeitamente liso, como mostra a figura 1.
Inicialmente as esferas se movimentam em sentidos opostos, colidindo no instante A figura 2 representa a evolução das velocidades em função do tempo para essas esferas imediatamente antes e após a colisão mecânica
Sobre o sistema formado pelas esferas A e B, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As crianças da imagem estão brincando de uma forma pouco vista hoje em dia nas grandes cidades, porque brincar na rua
- Língua Portuguesa
Conversando com os mortos
Neste exato instante em que seus olhos passam por estas linhas, está ocorrendo um pequeno milagre da tecnologia. Não, não estou falando do computador nem da transmissão de dados pela internet, mas da boa e velha leitura, inventada pela primeira vez cerca de 5.500 anos atrás. Para nós, leitores experimentados, ela parece a coisa mais natural do mundo, mas 1isso não passa de uma ilusão. Ler não apenas não é natural como ainda envolve cooptar uma complexa rede de processos neurológicos que surgiram para outras finalidades.
Acho que dá até para argumentar que a escrita é a mais fundamental criação da humanidade. Ela nos permitiu ampliar nossa memória para horizontes antes inimagináveis. Não fosse por ela, jamais teríamos atingido os níveis de acúmulo, transmissão e integração de conhecimento que logramos obter. Nosso modo de vida provavelmente não diferiria muito daquele experimentado por nossos ancestrais do Neolítico.
A conclusão é que, de alguma forma, conseguimos adaptar nosso cérebro de primatas para lidar com a escrita. Para Stanislas Dehaene (matemático e neurocientista francês), operou 2aqui o fenômeno da reciclagem neuronal, pelo qual processos que surgiram para outras funções foram recrutados para a leitura. 3A coisa funcionou tão bem que nos tornamos capazes de ler com proficiência e rapidez, obtendo a façanha de absorver a linguagem através da visão, 4algo para o que nosso corpo e mente não foram desenhados.
Antes de continuar, é preciso qualificar um pouco melhor esse "funcionou tão bem". É claro que funcionou, tanto que me comunico agora com você, leitor, através desse código especial. Mas, se você puxar pela memória, vai se lembrar de que teve de aprender a ler, um processo que, na maioria esmagadora dos casos, exigiu instrução formal e vários anos de treinamento até atingir a presente eficiência.
Enquanto a aquisição da linguagem oral ocorre, esta sim, naturalmente e sem esforço (basta jogar uma criança pequena numa comunidade linguística qualquer que ela "ganha" o idioma), a escrita/leitura precisa ser ensinada e praticada.
As dificuldades não são poucas. Começam nos olhos (só conseguimos ler o que é captado pela fóvea) e se estendem por todo o tecido neuronal. Um problema particularmente interessante é o da invariância. Como o cérebro faz para concluir que os caracteres mostrados na figura 1 são a mesma letra, apesar dos diferentes desenhos? Pior, mesmo quando fazemos uma sopa de fontes e misturamos tudo, continuamos decifrando a mensagem com pouca perda de velocidade. Comprove lendo a frase da figura 2.
(Adaptado de SCHWARTSMAN, Hélio. Conversando com os mortos. Folha de S. Paulo. 14 jun. 2012.)
Para a adequada interpretação do texto, é necessário identificar a que informações apresentadas previamente correspondem algumas expressões de sentido vago empregadas pelo autor. Considere as seguintes correspondências:
1. "Isso" (ref. 1) refere-se à existência de leitores experientes.
2. "Aqui" (ref. 2) refere-se à adaptação do cérebro para o uso da escrita.
3. "A coisa" (ref. 3) refere-se ao fenômeno da reciclagem neuronal.
4. "Algo" (ref. 4) refere-se ao deslocamento de processos de sua função original para possibilitar a leitura.
Assinale a alternativa correta:
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Analise a Tabela a seguir, na qual é apresentado o resultado de parte de um hemograma de um indivíduo adulto do sexo masculino, com peso e altura compatíveis.
Elementos
Figurados
Valores
Encontrados
Valores de
Referência
Hemácias
5,2
4,5 – 6,0 (M/ìL)
Hematócritos
50
40 – 52 (%)
Hemoglobinas
16,5
13 – 18 (g/dL)
Neutrófilos Totais
59
51 – 65 (%)
Linfócitos
31
20 – 35 (%)
Eosinófilos
2
1 – 4 (%)
Monócitos
7
2 – 14 (%)
Plaquetas
68
150 – 500 (giga/L)
O resultado apresentado indica que esse indivíduo tem uma predisposição à:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://ma-schamba.com/tag/ricardo+marques>. Acesso em: 15 nov. 2015.
Considerando o contexto que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, responda às seguintes questões.
a) Qual evento está sendo representado na imagem?
b) Explique por que este acontecimento é considerado por muitos historiadores o “estopim” da Primeira Guerra Mundial.
- Matemática | 3.1 Introdução
Durante uma corrida automobilística, o consumo de combustível do carro de um dos competidores foi monitorado em função do tempo, conforme a variação descrita no gráfico.
O consumo total do veículo, em litro, durante o período monitorado foi