Analise o texto a seguir para responder.
O termo “à existência” possui a função sintática de complemento nominal, porque complementa o substantivo abstrato “direito”, assim como o termo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Autobiografia de José Saramago
Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do Rio Almonda, a uns cem quilômetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registro Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago. (Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres.) Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago… Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço. Embora tivesse vindo ao mundo no dia 16 de novembro de 1922, os meus documentos oficiais referem que nasci dois dias depois, a 18: foi graças a esta pequena fraude que a família escapou ao pagamento da multa por falta de declaração do nascimento no prazo legal.
Disponível em: www.josesaramago.org. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).
No texto, o autor discute o poder que os documentos oficiais exercem sobre a vida das pessoas. Qual fato torna isso evidente?
- Matemática - Fundamental | C. 9° ano
Na figura seguinte, são dados os pontos R, S, A, B, C, D e E.
Obtenha o vértice T do triângulo RST, sabendo que a mediana relativa ao vértice T mede 45 mm e a altura relativa ao vértice T mede 25 mm.
Qual, dentre os pontos indicados nas alternativas, coincide com o vértice T do triângulo RST?
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Um professor propôs um trabalho a um grupo de alunos empregando um conjunto de 14 bolas de diferentes tipos de plásticos, para montar um modelo, com bolas e varetas, da estrutura molecular do acetato de etila, fórmula molecular C4H8O2. Para o experimento, os alunos dispuseram de balança e régua.
Para representarem corretamente o modelo da molécula do C4H8O2, as bolas de plástico tinham tamanhos diferentes (pequenas, médias e grandes). Suas massas, em gramas, eram iguais aos valores das massas molares dos elementos C, H e O. Em escala ampliada para centímetros, seus raios tinham a mesma ordem de tamanho dos raios atômicos dos átomos que representavam.
Sobre essas bolas de plástico que representam as características de tamanho e massa dos átomos de C, H e O, os alunos concluíram:
I. as bolas que representam os átomos de H eram as pequenas, e as que representam os átomos de O eram as grandes;
II. a massa total das bolas grandes correspondia a seis vezes a massa total das bolas de tamanho pequeno;
III. a massa total das bolas pequenas correspondia a 1/4 da massa total das bolas de tamanho médio.
Classificando cada uma das conclusões como verdadeira (V) ou falsa (F), tem-se, correta e respectivamente:
- Física
Stevin questão sobre elevador
No interior de um elevador encontra-se um tubo de vidro fino, em forma de U, contendo um líquido sob vácuo na extremidade vedada, sendo a outra conectada a um recipiente de volume V com ar mantido à temperatura constante. Com o elevador em repouso, verifica-se uma altura h de 10 cm entre os níveis do líquido em ambos os braços do tubo. Com o elevador subindo com aceleração constante a (ver figura), os níveis do líquido sofrem um deslocamento de altura de 1,0 cm. Pode-se dizer então que a aceleração do elevador é igual a
- História | 3.2 Era Vargas
(PUC-SP) “A revolução não se fez para assumir a tutela da Nação senão para entregar à Nação o governo de si mesma. Se a Nação entender, pelo voto de seus genuínos representantes, organizar-se antes de um modo do que de outro, devemos nos inclinar diante de sua soberania. Podemos e devemos instruir o povo, convertendo-o às ideias que nos parecem mais acertadas; mas não é lícito impor-lhe o nosso pensamento e vontade. Seria o despotismo. O Partido Democrático não pode desviar-se desta linha. No frontispício de seu programa, como a doirar a cúpula dos compromissos assumidos, figura a bela tricotomia americana do governo do povo, pelo povo e para o povo”.
Declaração do Partido Democrático de São Paulo, 13 de janeiro de 1932, in Déa Ribeiro Fenelon (org.).
50 textos de história do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1986, p. 152-153.
O documento acima pode ser compreendido como uma demonstração: