Texto base: Leia a tirinha a seguir, da Turma da Mônica.
Enunciado:
Explique o humor presente na tirinha, de acordo com as imagens e o contexto.
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNISINOS) Acidente entre caminhões bloqueia BR-290 em Arroio dos Ratos. Colisão aconteceu por volta das 6h e resultou no vazamento da carga de gasolina. Disponível em http://zh.clicrbs.com.br. Acesso em 04 out. 2015. A gasolina, combustível de grande parte dos automóveis que circulam no mundo, e outros produtos, como o gás natural, GLP, os produtos asfálticos, a nafta petroquímica, o querosene, os óleos combustíveis, os óleos lubrificantes, o óleo diesel e o combustível de aviação, são obtidos por meio da __________ do petróleo. Esta é uma operação que se baseia nas diferenças de __________ dos componentes da mistura de hidrocarbonetos. O petróleo é um líquido oleoso, escuro, __________ em água e __________ denso que a água, encontrado em jazidas do subsolo da crosta terrestre.
As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por
- Geografia | 4. Formação Territorial do Brasil
Analise a imagem de satélite.
Caracteriza um instrumento de gestão e de ordenamento territorial, legalmente definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza com o objetivo de garantir a integridade dos processos ecológicos nas áreas de ligação entre unidades de conservação. É uma estratégia fundamental para evitar os prejuízos ecológicos proporcionados pelo isolamento das áreas naturais protegidas em meio à malha urbana e rural.
(www.icmbio.gov.br. Adaptado.)
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O2, são produzidos CO2 e H2O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP.
Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocôndrias, cuja função é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o poema e as afirmações sobre ele.
A surpresa de ser
A florzinha
Crescendo
Subia
Subia
Direito
Pro céu
Como na história de Joãozinho e o Pé de Feijão.
Joãozinho era eu
Na relva estendido
Atento ao mistério das formigas que trabalhavam tanto...
E as nuvens, no alto, pasmadas, olhando...
E as torres, imóveis de espanto, entre voos ariscos
Olhavam, olhavam...
E a água do arroio arregalava bolhas atônitas
Em torno de cada pedra que encontrava...
Porque todas as coisas que estavam dentro do balão azul daquela hora
Eram curiosas e ingênuas como a flor que nascia
E cheias do tímido encantamento de se encontrarem juntas,
Olhando-se...
QUINTANA, Mario. Apontamentos de história sobrenatural.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 115.
Afirmações:
I. Quem fala no poema é uma criança, exprimindo seu encantamento com o mundo.
II. A sequência de versos curtos (do v. 1 ao v. 6) representa, visualmente, a imagem do crescimento da florzinha.
III. Os verbos repetidos (subir, olhar) poderiam ser eliminados sem prejuízo para a expressividade do poema.
IV. Todas as coisas participavam da surpresa diante do mistério e do espetáculo da vida.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
“Orgulho de ser nordestino”: esse é o lema de uma das torcidas organizadas do Ceará — a Cangaceiros Alvinegros — que retrata bem qual o sentimento dos torcedores desse clube, um dos mais expressivos do Nordeste. Há entre os torcedores aqueles que torcem apenas para o Ceará e aqueles que torcem por um time do Sudeste também. Estes são denominados de “torcedores mistos”,e estamos definindo aqui como pertencentes ao campo da bifiliação clubística.
Em geral, a bifiliação clubística permite que torcedores se engajem aos times do Rio de Janeiro, por exemplo, sobretudo pela histórica projeção política e posteriormente midiática da então capital do Brasil. Contudo, no interior da Cangaceiros Alvinegros, sustenta-se a autoafirmação como nordestinos, rechaçando aqueles que deixam de torcer pelo time local para se apegarem aos clubes mais distantes. Ao serem questionados sobre como encaravam a bifiliação,um dos diretores da Cangaceiro foi enfático ao afirmar:”Você já viu algum paulista ou carioca torcer pra time do Sul”?
CAMPOS, F.; TOLEDO, L. H. O Brasil na arquibancada: notas sobre a sociabilidade torcedora. Revista USP, n.99, set.-out.-nov. 2013 (adaptado).
O texto apresenta duas práticas distintas de filiação aos clubes de futebol. Nesse contexto,o significado expressado pelo lema “Orgulho de ser nordestino” representa o(a):