O geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional a Terceira Revolução Industrial, ocorrida a partir de meados do século XX.
Entre as consequências dessa revolução, é possível destacar a:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
Texto base: Algumas casas possuem um quintal do lado de fora. Nele, as pessoas costumam plantar árvores, cultivar horta, jardim ou criar animais. Para muitas crianças, o quintal é o melhor lugar para brincar. Veja um exemplo disso no poema a seguir.
Disponível em: <amaquinaescrever.blogspot.com>. Acesso em: 13 jan. 2016. Formato, 2004. p. 21. O quintal No fundo do quintal, amarelinha, esconde-esconde jogo de anel, um amor e três segredos. No fundo do quintal, passarinhos, tesouros, piratas e navios, as velas todas armadas. No fundo do quintal, casinha de boneca, comidinha de folha seca, eu era a mãe, você era o pai. Quando não existe quintal, como é que se faz? MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte:
Enunciado:
a) Em sua moradia, existe um quintal ou um lugar em que você possa brincar? Se sim, o que há nele?
b) A autora faz uma pergunta no final do poema: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”
Quando não há espaço para brincar, como o quintal de uma casa, como as crianças fazem para se divertir?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o Texto a seguir. Logo o Núcleo Bandeirante, conjunto habitacional para alojar os funcionários da Novacap, foi montado e a cidade [Brasília] passou a receber milhares de migrantes e estrangeiros [...] em meados de 1957. Esses trabalhadores de Brasília foram apelidados de ‘candangos’. Enfrentavam jornadas de até 14 horas de trabalho, solários iniciais irregulares. Vinham de toda parte do país, especialmente do nordeste. ‘[...] Traziam nas roupas, na sola do pé, no rosto, a poeira vermelha levantada pelos raros caminhões que passavam por aquelas redondezas, vindos dos confins do sertão [...]. Instalavam-se onde dava – pois a cidade ainda era de todos e de ninguém: desbastavam o mato e armavam abrigos de lona como podiam, apenas para dormir – dormir e sobreviver. PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Brasil de Juscelino Kubitscheck. São Paulo: Landy, 2006. p. 147. (Fragmento)
Enunciado:
A construção da nova capital nacional foi um dos principais projetos políticos de Juscelino Kubitscheck. Considerando o contexto político e socioeconômico do Brasil neste período.
Analise o processo de construção da nova capital federal, identificando as dificuldades apontadas pelo autor neste empreendimento de JK.
- Filosofia | 6. Temática
“Em Genebra, a porta-voz do Escritório de Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, ainda destacou as ‘noites aterrorizantes e sem sono que as pessoas passam ao ar livre, enquanto os ataques aéreos continuam’. Segundo ela, o uso por Israel de armas explosivas com efeitos em áreas extensas densamente povoadas causou grandes danos à infraestrutura civil e perda de vidas civis e podem configurar uma violação do direito internacional humanitário. A representante da ONU ainda ressaltou que as pessoas são forçadas a se abrigar em condições cada vez mais precárias; superlotadas, com saneamento deficiente e água potável insegura, trazendo o espectro de um surto de doenças. [...] Ravina Shamdasani destacou que a punição coletiva é um crime de guerra. A punição coletiva de Israel contra toda a população de Gaza deve cessar imediatamente. O uso de linguagem desumanizante contra os palestinos também deve ser interrompido.”
(ONU News. Moradores de Gaza estão encurralados com bombardeios nas rotas de evacuação. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/10/1822532. Adaptado.)
Na passagem acima, está pressuposta uma concepção filosófica moderna da universalização da condição humana.
Quanto à guerra, essa concepção se expressa da seguinte forma:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(FTT) O mecanismo de transporte de seiva bruta nos vegetais de grande porte depende, em menor escala, da capilaridade que existe nos vasos xilemáticos e da pressão promovida pela raiz durante a absorção de água e nutrientes do solo. Porém, a principal força responsável pela ascensão da água até a copa das árvores é decorrente:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Listen to your teacher and fill in the gaps with the correct number.
Script: Angela is 11 years old. She goes to classroom number 13. There are 15 classrooms in her school.
There are 12 students in her classroom. 5 students are Brazilian, 4 are American and 3 are Spanish.
Angela is ________ years old. She goes to classroom number _________. There are _________ classrooms in her school.
There are ________ students in her classroom. _________ students are Brazilian, _________ are American and ________ are Spanish.