Considerando a importância do texto literário no contexto social, “segurar um olhar que demora”, na construção do poema, significa
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a imagem e leia o trecho.
Um dos fatos mais dramáticos e traumáticos da conquista espanhola do século XVI foi a ostensiva diminuição da população indígena americana. [...] Ao longo do século XX, historiadores reconstruíram e explicaram esse fato, definido como verdadeira “catástrofe demográfica”. Além do extermínio, os índios também empobreceram e precisaram modificar suas formas de organização e governo.
Disponível em:<http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/inventario-de-cicatrizes-1> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
A catástrofe demográfica na América Espanhola se explica por vários fatores. Entre esses fatores, o que provocou uma dizimação da população indígena foi a
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2013 1° FASE) Observe os gráficos.
Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
- Geografia | 5.2 Migração
A triste partida [...]
A treze do mês
fez a experiência
perdeu sua crença
nas pedras de sal
com outra experiência
de novo se agarra
esperando a barra
do alegre Natal
Passou-se o Natal
e a barra não veio
o Sol tão vermeio,
nasceu muito além
na copa da mata
buzina a cigarra,
ninguém vê a barra
pois barra não tem
[...]
Nós vamos a São Paulo
que a coisa está feia
por terra alheia
nós vamos vagar
se o nosso destino
não for tão mesquinho
pro mesmo cantinho
nós torna a voltar
ASSARÉ, Patativa do. A triste partida. In: ______. Cordéis e outros poemas.
O trecho extraído do poema de Patativa do Assaré retrata uma realidade brasileira de
- Física | B. Força Magnética
(BAHIANA)
A figura representa o trecho de uma artéria de formato cilíndrico, em perspectiva longitudinal, na qual fluem plasmas sanguíneos que contêm, predominantemente, os íons Na+ e Cl-imersos na região de um campo magnético uniforme de intensidade B. Desprezando-se a força de resistência viscosa do plasma sanguíneo e admitindo-se que as velocidades dos íons têm módulos iguais a v e que as direções formam um ângulo de 60° com as linhas de indução magnética, é correto afirmar que os íons Na+ e Cl- submetidos à ação de uma força magnética descrevem
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.
3.3. Pergunte aos alunos:
a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.
b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?
c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?