Além de contribuir para o ganho de peso, alguns alimentos, como pão branco, refrigerantes, frituras, bolos e sorvetes, quando ingeridos em excesso, podem causar problemas no trato gastrointestinal, além de elevar o risco de diabetes e outras doenças.
Com relação ao sistema digestório e ao processo da digestão, podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
As sucessivas inovações dos transportes baratearam sua utilização e democratizaram as viagens de longo percurso, sobretudo as realizadas em trens, ônibus e automóveis. Seis séculos de transportes mudaram bastante o panorama mundial, com fenômenos de urbanização massiva por meio das migrações.
John Cannon. Transport. In: The Oxford Companion to British History. Oxford/New York: Oxford University Press, 1997, p. 931-2 (com adaptações).
Tendo esse texto como referência inicial, julgue o item, que versam sobre o fenômeno das migrações.
A realidade atual brasileira caracteriza-se por uma nova modalidade de migração, marcada pela predominância de fluxos populacionais de longo percurso, isto é, inter-regionais, diferentemente do que ocorreu, no país, durante o período inicial de urbanização, quando a migração do campo para a cidade, em uma mesma região, alimentava o crescimento das cidades.
- Química | 4. Química Ambiental
(UEL) Leia o texto a seguir.
O lançamento sem tratamento prévio de efluentes, de origem doméstica ou industrial, em uma grande variedade de ambientes aquáticos, pode levar mananciais de água doce a apresentarem alto grau de poluição ou até mesmo a sua morte, constituindo fator de preocupação.
(Adaptado de: BARRETO, L.E. et al. Eutrofização em rios brasileiros. Enciclopédia Biosfera. v.9, n 16, 2013, p. 2165–2179.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre eutrofização ou eutroficação, considere as afirmativas a seguir.
I. Quanto maior a quantidade de nitrogênio e fósforo no rio ou na lagoa, menor será o consumo de oxigênio pelos microrganismos existentes no ambiente; isso ocorre porque tanto os minerais quanto os microrganismos concorrem pelo oxigênio dissolvido na água.
II. O nitrogênio e o fósforo são nutrientes de grande importância para os mais diferentes tipos de cadeias alimentares aquáticas e terrestres, porém, quando em baixas concentrações e associados às más condições de luminosidade, provocam nos rios e lagos um fenômeno chamado de eutrofização.
III. Como consequência da eutrofização, a água pode apresentar as seguintes alterações: sabor, odor, cor, redução do oxigênio dissolvido, crescimento excessivo de plantas aquáticas, mortandade de peixes e de outras espécies aquáticas, além do comprometimento das condições mínimas para o lazer.
IV. Um dos problemas da aceleração do processo de eutrofização é o aumento da probabilidade de proliferação de cianobactérias, as quais por serem potencialmente tóxicas podem alterar a qualidade das águas, comprometendo o abastecimento público.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A figura a seguir ilustra a poluição atmosférica resultante da emissão de poluentes por fontes naturais ou artificiais. Dentre elas, destacam-se a atividade agrícola e a pecuária, a produção industrial e suas fontes energéticas, as erupções vulcânicas, os aterros sanitários
As fontes artificiais emitentes de gases que provocam a corrosão de monumentos históricos feitos de mármore e pedra-sabão estão corretamente indicadas pelos números
- Biologia | 09. Botânica
(Ufsm) "Outra fruta se cria numas árvores grandes (...) depois de madura é muito amarela. (...) chamam-lhes cajus, têm muito sumo e cria-se na ponta dessa fruta (...) um caroço como castanha, e nasce diante da mesma fruta."
Observe as figuras a seguir e tente entender, botanicamente, a descrição pouco científica de uma de nossas frutas nativas, feita por Pero de Magalhães Gândavo, em 1500.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En América, los incas y aztecas cultivaban la planta que llamaban tomatl ya desde 700 años a. de C. Cuando fue llevada a Europa se destacó por su valor ornamental y por la belleza de sus frutos, que en su versión amarilla merecieron un nombre en italiano: pomodoro, esto es, manzana de oro. Utilizada como planta ornamental en patios y jardines, por entonces quedó asociada a otras solanáceas venenosas, como la belladona, así que se consideraba que también lo era. No en vano, sus hojas contienen, como las de la planta de la papa, un alcaloide llamado solanina. Hasta el siglo XIX los tomates no fueron universalmente aceptados como alimento, e incluso entonces todavía se cocían durante horas para eliminar sus “venenos”. Hoy están entre los vegetales más consumidos y deben su prestigio nutricional, sobre todo, al contenido en vitamina C y betacaroteno.
Muy interesante. N° 212. Buenos Aires: GF, mar. 2005 (adaptado).
Considerando-se as informações apresentadas e o provável público-alvo, o texto foi construído com a intenção de