Sobre o que consideramos, atualmente, como direitos de cidadania é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
Era uma vez
Um rei leão que não era rei.
Um pato que não fazia quá-quá.
Um cão que não latia.
Um peixe que não nadava.
Um pássaro que não voava.
Um tigre que não comia.
Um gato que não miava.
Um homem que não pensava...
E, enfim, era uma natureza sem nada.
Acabada. Depredada.
Pelo homem que não pensava.
Laura Araújo Cunha
CUNHA, L. A. In: KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual.São Paulo: Contexto, 2011.
São as relações entre os elementos e as partes do texto que promovem o desenvolvimento das ideias. No poema, a estratégia linguística que contribui para esse desenvolvimento, estabelecendo a continuidade do texto, é a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe a tirinha da Mafalda desenhada pelo cartunista argentino Quino. Mafalda revela algo sobre ela mesma para sua amiga. Disponível em: <http://www.nanoverso.com/>. Acesso em: 19 out. 2015.
Enunciado:
O que Mafalda conta para sua amiga?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Enunciado:
a) Para persuadir o leitor, a campanha educativa da ONG “SOS Mata Atlântica” se apoia em outro gênero textual. Qual é esse gênero e quais são as suas características discursivas?
b) Qual é a intencionalidade da ONG ao articular a imagem da seção do jornal com o texto verbal da campanha “As cidades crescem. A Mata Atlântica diminui.”?
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(UNIFESP) O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A) ESCREVA NAS PLAQUINHAS A QUANTIDADE DE LANCHES EM CADA BANDEJA.
B) PINTE DE VERDE A PLAQUINHA QUE POSSUI MAIS LANCHES.
C) PINTE DE AZUL AS DUAS PLAQUINHAS QUE POSSUEM MENOS LANCHES.