Leia a tirinha a seguir, com os personagens Calvin e Haroldo e responda à questão.
Leia o trecho a seguir.
“Mas aqui vai um abraço de tigre (...)” / “(...) você está espremendo minhas lágrimas pra fora (...)”.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir sobre a queda do governo czar russo em 1917. Durante a Revolução de 1917, quase todas as nacionalidades da Rússia enxergaram na queda do czarismo e, depois, na do governo provisório a oportunidade para recuperarem sua liberdade. FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências – séculos XIII ao XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. (Fragmento)
Enunciado:
Sobre o tipo de política desenvolvida na Rússia após revolução, observa-se que
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Hemácias humanas foram colocadas em três soluções com diferentes concentrações salinas (Soluções A, B e C) e as variações de seus volumes, após certo tempo, foram analisadas e ilustradas no gráfico a seguir.
Em relação à tonicidade do citoplasma das hemácias humanas, as soluções A, B e C são, respectivamente, classificadas como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia a crônica a seguir.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Os gregos antigos tinham uma ideia muito diferente de democracia. Em primeiro lugar, quase não havia eleição. Isso só ocorria excepcionalmente, como na escolha de um comandante militar. Logicamente, o funcionamento da cidade dependia do preenchimento de vários cargos [...], mas a regra era o sorteio: os gregos acreditavam que, sendo todos os cidadãos aptos à participação política, todos podiam e deviam ocupar as magistraturas. [...] Em Atenas, como nas demais cidades democráticas, não havia propriamente um Estado composto por governantes e funcionários. Cada decisão importante era tomada pelo conjunto de cidadãos que participava da Assembléia (ecclesia) [...]. Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a polis: em que aplicar o dinheiro, com quem guerrear ou fazer alianças, quais obras construir etc.
REDE, Marcelo. A Grécia Antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. (Que história é essa?). p. 25-6.(Fragmento)
Ao analisar características da democracia grega, o texto evidencia que ela
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A bula de um antibiótico infantil, fabricado na forma de xarope, recomenda que sejam ministrados, diariamente, no máximo 500 mg desse medicamento para cada quilograma de massa do paciente. Um pediatra prescreveu a dosagem máxima desse antibiótico para ser ministrada diariamente a uma criança de 20 kg pelo período de 5 dias. Esse medicamento pode ser comprado em frascos de 10 mL, 50 mL, 100 mL, 250 mL e 500 mL. Os pais dessa criança decidiram comprar a quantidade exata de medicamento que precisará ser ministrada no tratamento, evitando a sobra de medicamento. Considere que 1 g desse medicamento ocupe um volume de 1 cm3.
A capacidade do frasco, em mililitro, que esses pais deverão comprar é